Deputados e senadores da bancada da Bahia no Congresso foram agraciados com algumas das premiações entregues na 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco, realizada na noite desta quinta-feira (29), em Brasília. Criado pelo site Congresso em Foco, o Prêmio, conhecido como “Oscar da Política”, tem como objetivo valorizar os parlamentares que cumprem bem o seu papel, além de incentivar a melhoria da qualidade da representação política no parlamento.
Diversas premiações foram entregues na festa que reuniu senadores e deputados dos mais diversos partidos. O Congresso em Foco estipula a entrega de prêmios por meio de votação na internet, a escolha dos melhores do ano feita por jornalistas e o júri do site que avalia os cinco melhores senadores e os dez deputados que concorrem em categorias especializadas.
Um grupo de 25 jornalistas fazem a sua indicação dos melhores na Câmara e no Senado. Além dos profissionais da imprensa, o público votou nos destaques em ambas as Casas do Congresso, assim como um júri especializado, que também foi responsável por escolher os vencedores nas categorias Apoio à Indústria, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Cidades Inteligentes, oferecida pelo Ibrachina; e Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).
No total, 31 parlamentares mulheres e 49 parlamentares homens foram agraciados nas diferentes categorias do Prêmio. Da Bahia, o senador Otto Alencar foi indicado na lista dos melhores do Congresso e nas três categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco: Clima e Sustentabilidade, Cidades Inteligentes e Apoio à Indústria, levando o prêmio principal nesta última.
A escolha da premiação ao senador baiano foi feita por um júri especializado que indicou os parlamentares que mais se destacaram na área em 2024. Em seu segundo mandato no Senado, Otto Alencar foi o relator do marco legal para a produção de hidrogênio verde. Alencar é atualmente o líder da maior bancada do Senado, composta por 15 senadores e senadoras do PSD, e destacou a importância da premiação.
“Estou muito feliz em ter participado dessa escolha. Relatei alguns projetos este ano e que já foram até sancionados e que serão um pontapé para a indústria brasileira. Vou sempre me esforçar, com ética e respeito, sempre em favor da Bahia e do Brasil” enfatizou Otto Alencar que acompanhou a premiação ao lado dos familiares, em Salvador.
Já o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), figurou entre os sete melhores senadores do ano, de acordo com a avaliação dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Na votação popular, Wagner foi o baiano mais votado, ficando na 8ª colocação entre todos os senadores.
Outra premiada da bancada baiana na noite desta quinta foi a deputada Lídice da Mata (PSB). A coordenadora da bancada no Congresso ganhou um prêmio inédito na categoria especial: Cidades Inteligentes, que pela primeira vez apareceu na premiação. A deputada tem forte atuação na Câmara em prol da inclusão digital e no apoio à economia criativa nas cidades como vetor de emprego e renda.
Lídice participou da solenidade em Brasília e agradeceu tanto aos votos que recebeu dos internautas como ao júri que a escolheu como destaque do ano na categoria das Cidades Inteligentes.
“Agradeço a todos que votaram em mim e àqueles que reconheceram o trabalho que procuramos desenvolver para criar a lei geral da economia criativa brasileira. Essa lei tem ligação com as cidades inteligentes, que são cidades criativas. Pretendemos implementar o debate e aprovar a lei, porque a economia criativa é o futuro do Brasil e é o futuro do mundo. Vamos ligar os nossos motores para levar adiante a economia criativa no Brasil”, disse Lídice ao agradecer o prêmio recebido.
Na categoria dos melhores deputados do ano escolhidos pelo júri especializado do Prêmio Congresso em Foco, entre os 11 escolhidos está o deputado Antonio Brito. O líder do PSD atualmente tenta viabilizar a sua candidatura a presidente da Câmara a partir de 2025, quando acaba o mandato do deputado Arthur Lira (PP-AL).
“Tive a honra de receber o Prêmio Congresso em Foco, escolhido pelo júri especializado. Essa conquista reflete o compromisso e a dedicação no meu mandato, lutas pelas Santas Casas, hospitais filantrópicos e pelo fortalecimento do SUS, além de atuação na liderança do PSD, da qual agradeço o apoio da bancada”, disse Antonio Brito, que esteve presente na premiação em Brasília.
Outra categoria que contou com a presença de um parlamentar da Bahia foi a escolha dos melhores deputados da região Nordeste. O deputado baiano Márcio Marinho (Republicanos) foi um dos cinco agraciados com o Prêmio Congresso em Foco nesta categoria. Já entre os cinco melhores senadores da região Nordeste aparece o líder Jaques Wagner, que acumulou duas premiações na noite desta quinta.
Na votação popular, o deputado Márcio Marinho foi o deputado mais votado entre todos os 39 da bancada baiana. Em segundo lugar nos mais votados entre os baianos ficou a deputada Rogéria Santos, também do partido Republicanos. Alice Portugal, do PCdoB, foi a terceira mais votada em meio à bancada da Bahia.
No geral, a deputada Erika Hilton (Psol-SP) foi a vencedora na votação popular pelos internautas, e no Senado, Fabiano Contarato (PT-ES) acabou na primeira colocação. No júri especializado, a deputada Fernanda Melchiona (Psol-RS) foi a escolhida para receber o Prêmio Congresso em Foco, e no Senado, Paulo Paim (PT-RS) ficou no primeiro lugar.
Em relação à votação dos 25 jornalistas que cobrem as atividades do Congresso, Benedita da Silva (PT-RJ) e Tabata Amaral (PSB-SP) foram consideradas as melhores do ano na Câmara. Já no Senado, houve um empate na primeira colocação, com Eliziane Gama (PSD-MA), Fabiano Contarato (PT-ES) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) dividindo o prêmio principal.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsas