Feira de Santana deu um passo significativo para a ampliação do ensino superior com a cerimônia de assinatura do Termo de Anuência e o início do processo de doação do terreno do antigo Serviço de Integração de Migrantes (SIM) para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O ato foi realizado nesta quinta-feira (15), na Prefeitura.
O espaço que será doado à instituição possui uma área de 50. 375 m² e está localizado na Avenida Centenário, nº 697, nas imediações da Lagoa Salgada. De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho esse núcleo pode dar origem à Universidade Federal de Feira.
“Com o centro de tecnologia e pesquisa já existente, nós vamos crescer muito rápido. Hoje, Feira dá um passo importante. Estivemos em Brasília, procuramos o relator do orçamento do próximo ano e pedimos para que fosse incluído na Lei de Diretrizes Orçamentária de 2025 uma nova universidade na Bahia. Os passos foram dados, agora é trabalhar”, frisou o gestor municipal.
Na avaliação da reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, o momento é significativo, pois contribui para a expansão da universidade pública. “Nossa disposição é no sentido de agradecer a sociedade feirense, ao governo desta cidade e a esta cidade por confirmar e fortalecer esse propósito”, ressalta.
O professor e presidente do SIM, Josué Melo, destaca que a solenidade é uma ocasião histórica, que trará orgulho aos participantes. “Sinto que nós estamos aqui dando o primeiro passo. Agora, com este ato, podemos dizer que é uma vontade do município de Feira de Santana ter a sua universidade federal. Agora a ideia se torna forte. Vamos lutar juntos”, enfatizou.
Conforme o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, a assinatura do termo demonstra o reconhecimento da gestão pública em uma demanda tão almejada pela população local. “O que foi feito aqui, mostra um compromisso com a cidade, longe de qualquer pensamento político, mas pensando realmente no bem de Feira”, reforça.
Educação Cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas do Enem 2025
Antecipação Estado antecipa pagamento do 13º e da folha de novembro para servidores da Educação
Educação Estudantes da Rede Municipal são premiados pelo projeto MPT na Escola 2025
Decisão STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores
Enem 2025 Gabarito oficial do 1º domingo de Enem será divulgado nesta quinta
Educação Enem 2025: primeiro dia de prova tem abstenção de 27% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsas



