O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -126 pontos em julho numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos – indicando um cenário de Pessimismo Moderado (intervalo de -250 pontos a zero ponto). Trata-se da sexta pontuação seguida abaixo de zero e do menor patamar desde abril de 2023.
No mês, ao registrar -126 pontos, o ICEB captou recuo da confiança em relação a junho (quando o indicador marcou -88 pontos). Assim, em comparação ao mês imediatamente antecedente, o encolhimento foi de 38 pontos – portanto, mais do que suficiente para anular a subida constatada em junho (aumento de 19 pontos).
“Ao suplantar o avanço ocorrido em junho, a queda da confiança em julho terminou concorrendo para o movimento de deterioração das expectativas no ano, já que, ao longo dos sete meses do ano, as quedas foram de magnitude maior do que as altas e, assim, a oscilação líquida do indicador resultou notadamente negativa no intervalo de janeiro a julho”, sinaliza o especialista em produção de informações da SEI, Luiz Fernando Lobo.
No que se refere aos setores, a Agropecuária foi o único com progresso e o setor de Serviços foi aquele que exibiu a maior queda na confiança. Os resultados foram: Agropecuária, -27 pontos; Indústria, -115 pontos; Serviços, -157 pontos; e Comércio, -83 pontos. Do conjunto avaliado de assuntos, os temas crédito, câmbio e inflação tiveram as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis PIB nacional, exportação e vendas apresentaram os indicadores de confiança em situação menos desfavorável no mês.
Economia Varejo baiano deve crescer 4% no Dia das Mães e faturar R$ 15,2 bilhões
Inadimplência Dario Durigan confirma uso do FGTS em novo Desenrola e prepara anúncio do programa
Levantamento Mulheres ainda ganham 21% menos que homens no Brasil, aponta estudo
Emprego e renda BYD oferece mais de 1,6 mil vagas de emprego em nova fábrica na Bahia
Receita Federal Como declarar gasto com saúde no Imposto de Renda e aumentar a restituição em 2026?
Economia Feira de Santana ganha Centro de Serviços Industriais do SENAI e reforça protagonismo no desenvolvimento econômico 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Chuva


