Sexta, 22 de Novembro de 2024 09:50
75 9 9702 9169
Bahia Emancipação

Santanópolis comemora 62 anos de emancipação política

Em seu aniversário, cidade recebe de presente uma festa comemorativa e tem a entrega de obras.

13/07/2024 14h33 Atualizada há 4 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Boca de Forno News 

Santanópolis comemorou, na manhã deste sábado (13), 62 anos de emancipação política. No dia do aniversário da cidade, foi realizada uma grande festa na noite de sexta-feira (12) que acabou só hoje pela manhã. A Prefeitura Municipal irá inaugurar obras na comunidade do Candeal neste domingo (14), e ainda haverá a entrega de veículos. São mais de R$ 60 milhões investidos em obras e a cidade evoluiu bastante, saindo de oito mil para quase dez mil habitantes. 

Foi realizada uma missa na Igreja Matriz Senhor do Bonfim, às 10h, para celebrar a data e ainda o hasteamento da bandeira. A população não escondeu o seu contentamento com as obras que estão sendo realizadas na cidade, que tem sido notada nacional e internacionalmente. Algumas pessoas saíram da França, Itália e Alemanha e foram a cidade para curtir o seu São João e o seu aniversário. Artistas como Xanndy do Harmonia, Péricles, Zezé de Camargo e Luciano estiveram na cidade a convite de um empresário para descansar.

A festa continua hoje é uma das atrações é o cantor de arrocha Tayrone.

Pedro Lima - Foto: Boca de Forno News 

Pedro Cerqueira Lima, morador da cidade, afirmou que hoje vê uma melhora que há 20 anos não via na cidade. “Hoje eu a vejo mil vezes melhor. Está mais moderna como em nenhuma outra administração. O município de Santanópolis ficou conhecido estadualmente e até nacionalmente. Em todo o local que eu ando as pessoas sabem sobre ela”. Ele se recorda que, quando começou a estudar, precisava andar até 7km para chegar a escola. “Hoje tem a facilidade do transporte. O aluno tem o ônibus dentro de casa. E se ele faltar hoje, o aluno não vem para o colégio. No meu caso eu vinha a pé, entre chuva, lama e sol. Estou feliz, muito feliz”.

Juarez Tavares - Foto: Boca de Forno News 

Juarez Almeida Tavares, ex-prefeito por dois mandatos no município, ressaltou que Santanópolis é um município jovem, com apenas 62 anos de emancipação política e que evoluiu muito. “Houveram muitos avanços e todos os prefeitos que passaram tiveram a sua contribuição com o desenvolvimento do nosso município. Mas a atual gestão é diferenciada, na verdade. Ela conquistou muitos recursos e está conquistando cada vez mais. A tendência é mudar a cara do município”. Ele foi prefeito entre os anos de 2009 a 2012 e 2013 a 2016. Lembra que fez diversas obras importantes, destacando a relevância da quadra poliesportiva coberta, uma ponte que liga o distrito de Boi Espera à Santa Bárbara e a pavimentação do loteamento de Isaura Fernandes. “Foram várias, não dá para lembrar de tudo assim”.

Para o que ex-prefeito, Santanópolis é um município pacato e acolhedor. “Se você tomar água aqui, você não deixa de vir outra vez. Então, tem esse aspecto positivo, de ser acolhedor e tranquilo, não tem violência”. Em sua época, a política tinha apenas dois lados. Hoje, com o pluripartidarismo, é um pouco mais diferente. “Na minha época a política era muito aguerrida. Tinha dois lados porque só tinha dois partidos e criava-se uma rivalidade. Hoje são vários partidos, várias tendências. Por isso melhorou muito esse aspecto”.

A avaliação que faz do município na atualidade é a de que se conseguiu muita coisa, na verdade. “Houve a transformação no município”.

Dentro da sede do município são 3.200 habitantes e o resto está em sua zona rural. Muitos desses habitantes são pessoas que voltam a sua terra natal por causa da violência dos grandes centros urbanos. A cidade tem um ano e dois meses sem ocorrências policiais graves. Isso com a ajuda do Governo do Estado que tem investido em segurança pública.

São ao todo 24 as principais comunidades do município, como Boi Espera, Alto Alegre, Rodeador, Candeal. Veja as fotos das comemorações do aniversário da cidade. 

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.