Líder do União Brasil, o deputado federal Elmar Nascimento celebrou, em meio às articulações para a sucessão de Arthur Lira (PP) na presidência da Câmara, seus 54 anos com uma festa que reuniu figuras importantes do governo, da oposição e do centrão. O evento, realizado na noite de quarta-feira (10) em uma mansão no Lago Sul, área nobre de Brasília, foi cenário de importantes movimentações políticas.
A festa ocorreu na residência do deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE) e contou com a apresentação da banda baiana Timbalada. Entre os convidados, destaque para Arthur Lira, visto como um possível apoiador da candidatura de Elmar.
Lira chegou ao evento após participar de uma votação crucial sobre a reforma tributária e permaneceu até a madrugada, algo raro para ele. A expectativa é que Lira anuncie oficialmente seu apoio em agosto, buscando manter sua influência na Casa, diferentemente de antecessores como Rodrigo Maia (PSDB-RJ), que atualmente está fora de cargos eletivos e atuando na iniciativa privada.
Aliados de Elmar estão confiantes, afirmando que ele conseguirá mais de 400 votos na disputa pela presidência da Câmara, superando os 302 votos que Arthur Lira obteve em 2021. Festas como a de Elmar são estratégias para agradar os colegas e demonstrar força política.
Outros nomes também estão se movimentando para o posto: em abril, Marcos Pereira (Republicanos-SP) organizou uma celebração com a presença de ministros, congressistas e familiares. Na última terça-feira (9), o também baiano Antonio Brito (PSD) reuniu congressistas no restaurante Coco Bambu, no Lago Sul, com Dudu Nobre como atração principal.
A festa de Elmar Nascimento também teve encontros inusitados, como o do senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil-PR) e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, um dos alvos da operação Lava Jato conduzida por Moro. Participaram do evento, ainda, os presidentes do PL, Valdemar da Costa Neto; do Republicanos, Marcos Pereira; do PP, Ciro Nogueira; e do União Brasil, Antônio Rueda.
Vale destacar que alguns ministros do governo Lula também marcaram presença na festa de Elmar: Geraldo Alckmin (Indústria), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Luiz Marinho (Trabalho), Celso Sabino (Turismo), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e André Fufuca (Esporte).
Eleições 2026 Professora Dayane Pimentel amplia presença na campanha ao lado da chapa de ACM Neto
Eleições 2026 José Ronaldo reafirma apoio a Colbert Martins para deputado estadual
Avaliação Eremita Mota avalia reeleição da Mesa Diretiva e comenta retratação de José Carneiro
Câmara de Feira Marcos Lima é reconduzido por unanimidade à presidência da Câmara de Feira de Santana
Eleições 2026 Quem souber morre: sucessão estadual e duelo pela Presidência chegam à reta final 100% indefinidas
Indeferimento Justiça mantém indeferimento da candidatura de Binho Galinha; defesa vai recorrer ao TSE 
Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas


