Sábado, 07 de Setembro de 2024 22:17
75 9 9702 9169
Cultura Festas juninas

São João da Gente, de Tanquinho, é sucesso de público em seu primeiro dia

Abertura aconteceu na noite desta sexta-feira (21).

22/06/2024 09h11 Atualizada há 2 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Fotos: Boca de Forno News 

Aconteceu na noite desta sexta-feira (21), a abertura do São João da Gente, da cidade de Tanquinho. O prefeito da cidade, Zé Luiz, falou sobre o primeiro dia de festa. Segundo ele, a festa está maravilhosa. “Tanquinho está realizando um dos melhores festas de São João de todos os tempos. O show de Iguinho e Lulinha e as outras bandas estão abrilhantando a noite de hoje com casa cheia. O povo está feliz. Desci, falei com o povo e estou vendo a felicidade deles”.

No dia 24 de junho, São João, quem tocará será o cantor Flávio José. O show do cantor contará com diversas músicas que são consagradas em sua voz e fazem parte do simbolismo do forró nordestino, como Filho do Dono, A Natureza das Coisas, Meu Cenário e Tareco e Mariola. O São João da Gente conta com o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR).

Para Zé Luiz, foi uma programação acertada. “Os barranqueiros disseram que as vendas estão positivas. Então, a economia local está girando e trazendo benefícios para o nosso povo”.

O público, desde 2022, tem sido tranquilo e tem tido zero ocorrências na festa junina. “Com o apoio do nosso comando da polícia militar e do nosso governador Jerônimo Rodrigues que tem construído muito com a segurança pública, com a ajuda da nossa segurança privada, viemos com esse bom trabalho que tem sido destaque e deixando a festa tranquila, gerando segurança ao nosso povo”.

Hoje quem se apresenta na festa é a Banda Cavaleiros do Forró. “Temos a mesma expectativa de público de ontem. É uma banda boa, a cidade está cheia e a população está animada. Tenho certeza que o público vai ser maravilhoso porque é uma festa familiar e para agradar à população”.

Lucas Daniel, artista local, tem o mesmo estilo de Iguinho e Lulinha. “Muito humildemente eles aceitaram contar uma música com Lucas e foi sucesso, colaborando com a carreira dele”.

Polícia Militar

O comandante do CPRL, coronel Lopes, está fazendo visitas as cidades que estão sob sua responsabilidade. Ele tem ido olhar como estão os policiais, a alimentação e a estrutura que está sendo montada para eles. “Essa é a nossa função, verificar como estão os nossos policiais. A nossa razão são eles. Se estivermos tratando bem nosso público interno, eles com certeza farão um bom trabalho para o público externo”. Até agora ele tem visto que está tudo bem. “As Prefeituras que estamos passando são parecerias. É essa a integração que falamos, que segurança pública não é apenas o Estado, mas também o Município e a União”.

Sobre a movimentação da festa em seu primeiro dia, o coronel disse que ele está muito tranquilo. “Está tudo bem tranquilo. Não apenas em Tanquinho, mas nos distritos de Feira, em Santo Estêvão. Na nossa região do Portal do Sertão está tudo muito tranquilo. Amanhã iremos olhar o litoral norte e agreste baiano”.

A PM está trabalhando desde o dia 12 de maio porque as cidades estão fazendo festas antecipadas. “O Governo do Estado está investindo para que o São João seja uma festa democrática, onde todos os municípios do estado tem festa. Nosso efeito está em torno de 1500 policiais, os recursos aumentaram do ano passado para cá em 52% e estamos com 5200 policiais que estariam de folga e são voluntários para trabalhar e oferecer uma segurança melhor aos municípios”.

A orientação para a tropa é acolher bem à população. “Nosso público maior, nosso cliente maior são as populações das cidades. Eles precisam tratar bem e respeitar e se por acaso encontrar algum infrator, aí sim, para ele, o rigor da lei. Ser justo, mas mesmo assim respeitando o cidadão”.

O major da PM Reis, nomeado nesta quinta-feira (20), já estava trabalhando na festa. Ele assumiu 67ª CIPM em Feira de Santana e já deu início a Operação Festejos Juninos. “Temos sob a nossa responsabilidade a cidade de São Gonçalo dos Campos, que já visitei, e estou em Tanquinho já fiscalizando o policiamento. Observamos que os policiais estão bem distribuídos e espero que possamos fazer uma festa de paz”.

A avaliação que faz dos festejos juninos é boa. Ela tem seis patrulhas de guarda, a Rondesp Leste também está no apoio e esse incremento no policiamento local vai até o final da festa”. A cidade como um todo está sendo patrulhada com a Rondesp que faz a cobertura no entorno do evento.

Apesar de ter um público grande, o major percebeu que a cidade tem uma rotina pacífica e até o momento, na festa, não houve nenhum incidente. “Isso nos deixa felizes porque não houve nenhuma briga, nenhuma desinteligência. Nenhuma ocorrência em Tanquinho fora da festa, mas na área da 67 fizemos duas prisões de indivíduos que estavam com mandado de prisão em seu desfavor”.

Iguinho e Lulinha

Os cantores Iguinho e Lulinha falaram sobre estar na cidade de Tanquinho para fazer a sua apresentação. Os cantores lotaram a praça da cidade. “Estamos muito felizes. A cidade nos recebeu de braços abertos, a praça está lotada. Quero agradecer ao prefeito Zé Luiz e a organização. Pretendemos voltar mais vezes aqui. A energia do povo é boa demais”.

São ao todo 56 shows nesse São João e eles estão na metade dessa maratona. “Vai dar certo, com fé em Deus”.

Lucas Daniel

Prata da casa, o cantor Lucas Daniel, terceira atração da noite, disse que é uma alegria grande tocar em Tanquinho, sua cidade natal. “Fico muito feliz e agradeço o convite do prefeito Zé Luiz. Me falta palavras para explicar o que é cantar numa festa de grande porte como essa é em minha cidade. Meu repertório é forró, pegada e amor de verdade. Preparamos com muito carinho para a galera e espero que eles gostem. Agora é subir no palco e saber o que eu sei fazer que é cantar forró”.

São três anos de estrada e ele começou aboiando e cantando toada. “Despertou um dom em mim e ele é cantar. Desde o dia em que fiz o primeiro ensaio não parei mais. Minha agenda de shows para 2024 está boa. Canto hoje aqui e sábado e domingo em outros dois blocos”.

A inspiração para ele hoje é Iguinho e Lulinha. “Me inspiro muito neles e não é a toa que sempre que escolho reportaria as músicas dele estão. Meu repertório está bem formado, com música boa e forró de verdade, que é aquilo que eu sei fazer”.

Princesinha do Piseiro

Maria Eduarda, mais conhecida como Duda Andrade, a Princesinha do Piseiro falou sobre a emoção de participar da festa. Ela disse que tentou por algumas vezes participar do São João de Tanquinho e esse ano finalmente conseguiu. “Agradeço ao prefeito Zé Luiz e a expectativa é maravilhosa. Acredito que será muito bom. O repertório está daquele jeito e quem não sofreu não sofre mais. Só sofre de amor quem não toma cachaça”.

A agenda de shows dela está recheada. “Começamos em Santa Bárbara e vamos finalizar em Ichu, minha terra natal. Espero que gostem do meu show e vamos ferver Tanquinho”. Ela está a quatro anos na carreira de cantora e sua produção é a sua família. Seu empresário é de Salvador, mas quem cuida dela é sua mãe, pai e irmão, que é seu produtor artístico. “É assim vamos levando em família porque é ela a base de tudo”.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.