Quinta, 18 de Julho de 2024 00:57
75 9 9702 9169
Anúncio
Saúde Saúde

Reinaugurado o Hospital João Campos, em Tanquinho

Reinauguração contou com as presenças da secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, do deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, do prefeito da cidade, Zé Luiz e da secretária de Saúde do município, Ana Paula Lima.

18/06/2024 09h19
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Boca de Forno News

Na noite desta segunda-feira (18), aconteceu a reinauguração do Hospital João Campos, na cidade Tanquinho. O evento contou com as presenças da secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, do deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida,

A secretária de Saúde falou sobre a importância da entrega da unidade para a cidade. O hospital tem a participação do estado em sua reforma. “É importantíssima essa parceria que temos feito do Governo do Estado com os municípios. É um convênio com a entrega de equipamentos e reforma no valor de R$ 1 milhão de investimentos do Estado e conseguimos fazer com que um hospital que estava praticamente desativado, funcionar”, disse.

Foto: Boca de Forno News

No hospital, foi colocado uma sala de estabilização e uma emergência. “Temos a possibilidade de ofertar a população o atendimento rápido, o socorro e estabelecer essa rede de assistência no interior do estado. Tem ainda equipamento de ultrassom, raio x com a digitalizadora, em que o resultado sai rápido e a precisão que ajuda na regulação. Quando temos a Central de Regulação tem acesso aos exames mais rápido, a regulação é ofertada mais rápido”.

Foto: Boca de Forno News

O parceiro do estado na cidade é o prefeito Zé Luiz, que a secretária disse que tem sempre corrido atrás desse benefício. “O hospital está lindo, bem estruturado e organizado. Essa é a primeira etapa e vamos buscar a próxima. É um desejo do prefeito que requalifiquemos tanto a parte de esterilização e o centro cirúrgico. A sala de parto ficou adequada e dá dignidade as mulheres. Estou muito feliz com essa entrega hoje”.

Para fazer pequenas cirurgias no hospital, a secretária disse que é preciso fazer um projeto, porque é preciso garantir que toda a parte de esterilização tenha sido feito e o fluxo assistencial do hospital tenha sido assegurado. “Vamos ver o que precisamos fazer. A instalação de mesa cirúrgica e de todos os equipamentos necessários para pequenas cirurgias. Esse é um Hospital de pequeno porte (HPP) e precisa ser estruturado para fazer cirurgias, ainda que seja de menor porte. Mas esse é um primeiro passo e é um desejo do prefeito de ofertar aqui as cirurgias eletivas”.

Foto: Boca de Forno News

Roberta recebeu ainda vários pedidos da secretária de Saúde do município de Tanquinho. Segundo ela, o povo pode esperar o compromisso do estado e lembrou que os deputados federais e estaduais têm um papel importante em tudo. “Angelo Almeida e Joseildo Ramos, através de emendas, tem propiciado equipamentos. O ultrassom foi cedido por Angelo e isso facilita. Estamos pedindo para ajudar no processo de cirurgia e esterilização. Estando previstos dentro das emendas dos deputados conseguimos sim o compromisso do Governo do Estado e do governador Jerônimo Rodrigues para conseguirmos melhorar cada vez mais a vida dos moradores da região”.

São João na Bahia

A rede pública de saúde do estado está preparada para os festejos juninos, diz Roberta. “Foram mais de R$ 4,5 milhões de investimentos do Governo do Estado em ações como reforço de plantão nas unidades e estruturas de queimados como as do HGE, Santo Antonio de Jesus e Hospital de Barreiras, mas sobretudo na assistência de uma forma geral. Dobramos mais de mil plantões em todos os hospitais. O Clériston Andrade também será beneficiado, mas também com postos de testagem de ISTs”.

O Governo do Estado estará em cidades como Senhor do Bonfim, Irecê, Ibicuí, Amargosa, todos os postos de testagem HIV, Sífilis, hepatites virais, fazendo testagem nesses ambientes. E em Salvador, no Parque de Exposições, Paripe e Pelourinho, com postos de saúde dando assistência a toda a festa. “Começou na quinta-feira. Temos resultados positivos, mas com nenhuma gravidade. Os pacientes foram atendidos, quatro apenas foram regulados e tudo foi resolvido dentro do próprio posto de saúde”.

Conforme a secretária, tem uma mega estrutura montada não apenas de saúde, como também de segurança. “Quem vier brincar, pode brincar na paz que o São João está garantido tanto na capital, como no interior do estado”.

Angelo Almeida

Foto: Boca de Forno News

O deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, lembrou que foi ele quem forneceu a primeira ambulância da gestão do prefeito. “Uma outra ambulância está chegando esse ano ainda. Ajudamos ainda com a sala de estabilização, ou seja, uma semi-UTI que tem aqui e diversos outros equipamentos. O compromisso com Tanquinho nos motiva”.

O hospital reinaugurado fará 75 anos em 2024 e ele sabe como Zé Luiz, o prefeito, o pegou. “Como ele o pegou em 2020 e como está agora é como o ex-governador Wagner pegou o Clériston lá em 2006. Concluindo ainda o seu primeiro mandato, Zé Luiz traz um hospital com essa qualidade para o povo de Tanquinho e da região”.

Ele agradeceu ao governador por entregar esse equipamento ao povo da cidade. “A minha felicidade é saber que o povo de Tanquinho está feliz no dia de hoje”.

Prefeito Zé Luiz

Foto: Boca de Forno News

O prefeito Zé Luiz não escondeu a felicidade de conseguir essa conquista para o povo de Tanquinho na área da saúde. “Estou muito feliz com a reforma do nosso Hospital João Campos, onde diversos serviços serão oferecidos aos tanquinhenses e o melhor que buscamos proporcionar através do nosso governador Jerônimo, da secretária Roberta e nosso time de deputado Angelo e Joseildo, quem vem a cada momento nos ajudando a equipar esse hospital e levar o melhor para o nosso povo”.

Zé Luiz afirmou que sempre busca oferecer um serviço de saúde 24 horas, com urgência e emergência, da melhor forma para que tenha a essência do objetivo que é o de salvar vidas. “A saúde de Tanquinho hoje está num cenário bastante positivo, mas precisamos melhorar mais a saúde do nosso povo. É o nosso caminho, o de buscar a melhora, os detalhes”.

Secretária de Saúde do Município

Foto: Boca de Forno News

A secretária de Saúde de Tanquinho, Ana Paula Lima, afirmou que o Estado deu a cidade no hospital leitos, macas, um desfibrilador, um respirador portátil para a transferência de pacientes. “Recebemos também um monitor multiparâmetro que vai facilitar que monitoremos o paciente para obter os seus sinais vitais em tempo real. Recebemos ainda uma cr digitalizadora, que nos dá uma imagem muito boa de raio x, um aparelho de ultrassom, eletrocardiograma vinculado a telemedicina, que nos dá um diagnóstico rápido e preciso para o início do tratamento”.

Além disso, ressalta a secretária, tudo isso favorece a melhoria da saúde da população de Tanquinho. “Com isso, conseguimos diminuir ou extinguir toda a fila de eletrocardiograma, de exames de ultrassom, assim como também de raio x”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.