Quadros agudos de gastroenterite, caracterizados por sintomas como diarreia, vômito e febre alta. Estes são os principais sinais do norovírus que está infectando boa parte da população soteropolitana desde o início do mês de maio e que é extremamente contagioso.
Na última sexta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador confirmou um aumento significativo no número de casos na cidade, no entanto descartou possibilidade de surto e disse que não há motivo para alarde. A reportagem esteve na UPA dos Barris e foi possível avistar muita gente com sintomas da virose aguardando atendimento.
Por resistir mais tempo fora do corpo humano do que outros microrganismos, o vírus tem se proliferado mais rápido e infectado as pessoas em um período de tempo menor. A contaminação pode se dar em aglomerações (com proximidades com pessoas doentes), compartilhando objetos como garfos e talheres, e também pela água e por alimentos contaminados.
Conforme a SMS, não há motivo de alarde e de pânico pois o vírus é conhecido por ser sazonal e sua circulação é mais comum durante os meses de abril e maio, coincidindo com o período de outono e inverno na região.
A secretaria de saúde explica, entretanto, que a prevenção é fundamental. Medidas simples, como a higienização frequente das mãos e o uso de máscaras, podem ajudar a reduzir o risco de infecção.
A infectologista da SMS, Adielma Nizarala informa que o norovírus apresenta sintomas característicos, como náuseas súbitas, seguidas por vômitos e diarreia intensa, que geralmente aparecem dentro de um período de 24 a 72 horas após a infecção. Além disso, alguns pacientes podem desenvolver febre, dores de cabeça, dores abdominais e dores musculares.
“Trata-se de episódios periódicos que ocorrem mais comumente neste período do ano devido às baixas temperaturas que favorecem a disseminação de vírus e bactérias causadores de infecções. No caso do norovírus, os principais sintomas são náuseas repentinas, seguidas de vômitos e diarreia forte, que costumam aparecer entre 24 e 72 horas após a infecção”, explica.
A especialista ressalta a importância de ficar atento aos sintomas e adotar medidas preventivas para conter a propagação da infecção.
UPAs
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade registraram uma queda no número de atendimentos nos últimos dois meses. Em abril, foram realizados 84.441 atendimentos, o que representa uma redução de 4% em relação a março, quando foram contabilizados 88.077 atendimentos.
Saúde ASM celebra dois anos de assistência especializada à saúde da mulher em Feira de Santana
Saúde Psicóloga alerta para sinais de adoecimento mental durante ação do Setembro Amarelo no CMPC
IST's São João de Cachoeira registra mais de 3,6 mil testes e identifica 51 casos de IST
Saúde Ciranda da Saúde leva atendimentos e serviços de cidadania ao Iguape neste sábado (12)
Cobrança Quase um mês depois, José Ronaldo segue sem apresentar à Sesab provas das 700 mortes na fila da regulação, diz secretária
Saúde Feira de Santana lança projeto pioneiro de inteligência artificial para auxiliar atendimento na atenção básica 
Mín. 17° Máx. 35°
Mín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsas


