Sábado, 18 de Maio de 2024 15:41
75 9 9702 9169
Educação Educação

TRE nas Escolas promove emissão de mais de três mil títulos eleitorais de estudantes da rede estadual

Estudantes da rede estadual na faixa etária entre 16 e 18 anos, tem acesso gratuito à oferta de serviços de atendimento eleitoral.

10/05/2024 08h30
Por: Karoliny Dias Fonte: ASCOM / SEC
Foto: Claudionor Junior/SEC
Foto: Claudionor Junior/SEC

O SAC Itinerante – TRE nas Escolas, uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração (SAC/SAEB) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) – promoveu, entre 25 de março e 3 de maio, a emissão de 3.098 títulos de eleitor de estudantes da rede estadual. Deste total, 1.847 títulos foram para mulheres e 1.284 para homens, evidenciando uma participação expressiva do público feminino na ação. O Colégio Estadual Professor Pedro Paulo Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, em Salvador, se destacou como a instituição com o maior número de atendimentos, totalizando a confecção de 468 títulos, entre 9 e 12 de abril. 

Com a proposta de incentivar o voto consciente, mostrando a importância da participação e do acompanhamento da vida política brasileira, o SAC Itinerante – TRE nas Escolas garante o acesso e pleno exercício da cidadania aos estudantes da rede estadual na faixa etária entre 16 e 18 anos, com a oferta de serviços de atendimento eleitoral.  Neste início de ano letivo, o projeto foi realizado nos colégios estaduais Rotary (Itapuã); Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão); David Mendes Pereira (Pau da Lima); e Barros Barreto (Paripe), todas na capital baiana, bem como em duas unidades em Feira de Santana e uma em Vitória da Conquista.

A coordenadora de Execução de Programas e Projetos da Educação Básica da SEC, Djenane Santos, comentou sobre o resultado da ação cidadã de fortalecimento do direito do cidadão. “Esses números ressaltam não apenas a eficácia da iniciativa, mas também a importância de adaptar os serviços governamentais para atender às necessidades da comunidade escolar, promovendo assim uma maior participação cívica e democrática”. 

Responsável pela gestão de fluxo e atendimento nas escolas, o SAC Itinerante – TRE nas Escolas traz a cidadania para mais perto do aluno, possibilitando ao jovem cidadão exercê-la com mais comodidade e facilidade. Além de receberem orientações sobre o processo eleitoral, os estudantes tiveram acesso com mais agilidade e conforto aos serviços prestados, como tirar título de eleitor; fazer o recadastramento biométrico; e emitir a certidão de quitação com a Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.