Robson Santos, secretário da Fazenda da cidade de Santo Amaro da Purificação, trouxe uma boa novidade para os santamarenses. Conforme ele, um território, que supostamente pertencia a cidade de Conceição do Jacuípe (Berimbau), hoje faz parte de Santo Amaro. Junto com esse território, vem duas fábricas.
Na última quinta-feira (25), ele disse ter participado de uma audiência na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), junto com o secretário Angelo Almeida e a prefeita Alessandra Gomes. “Na região do Posto São Luiz / povoado do Bessa, está em construção uma grande fábrica de indústria de Alimentos São Brás. Nosso professor Wanderley já tinha a visão que aquela área pertencia ao nosso município. Quando assumi a Secretaria, fui buscar mais informações em relação a isso”.
O secretário foi a Superintendência de Estudos Econômicos do estado, que é responsável pela demarcação das áreas territoriais dos municípios, para ver onde ficava a área e nela o Estado da Bahia já reconhece que ela pertence ao município de Santo Amaro. “A fábrica que está sendo construída e uma fábrica de fertilizantes que já existe lá pertencem ao nosso município e já estamos em processo de mudanças. Hoje, tudo é arrecada para a cidade de Conceição do Jacuípe”, diz.
O processo é o de negociação para transferir a arrecadação para Santo Amaro. “Isso trará vários impostos para a nossa cidade, dentre eles o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, ou apenas ICMS. Só a fábrica de fertilizantes fazendo a transferência do seu endereço fiscal para a cidade, só o ICMS dá um incremento de quase R$ 1 milhão por mês”.
Robson diz que o novo prefeito que assumir a cidade colherá os frutos. “Nós hoje não colheremos ele, mas demos o ponta pé inicial. Tenho orgulho de dizer que foi no período da minha gestão enquanto secretário da Fazenda que buscamos este bem para Santo Amaro”.
As negociações agora são com a nova fábrica, que será inaugurada entre o mês de julho e setembro, para fazer o mesmo e, em ver de ser a população de Conceição de Jacuípe a beneficiada, será a da cidade. “Não vamos dizer que conseguiremos tudo porque pode ser que nossa cidade não tenha profissional para todas as áreas, mas vamos correr atrás para pelo ao menos a metade conseguirmos para ela”, finalizou.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsas