Emocionante! O Vitória venceu o Bahia por 3 x 2 e largou em vantagem na grande decisão do Campeonato Baiano 2024. Na tarde deste domingo (31), o Leão começou melhor e quase abriu o placar, porém Alerrandro desperdiçou a oportunidade. Depois, o Tricolor equilibrou as ações e nos acréscimos teve sua chance de inaugurar o marcador com Thaciano, mas Wagner Leonardo tirou a bola em cima da linha.
Na segunda etapa, não faltou emoção! Antes do primeiro minuto, o Esquadrão fez o primeiro com Thaciano e depois ampliou com Cauly. Porém, quando tudo parecia perdido, o Rubro-Negro foi buscar o resultado. Mateus Gonçalves marcou duas vezes e, no último lance, Iury Castilho virou a partida para a festa dos mais de 30 mil torcedores presentes no Barradão.
Com o resultado, o Vitória jogará por um empate no jogo de volta para ser campeão. Em caso de triunfo do Esquadrão por um gol de diferença no próximo domingo (7), a decisão será nos pênaltis. A bola rola às 16h, na Arena Fonte Nova.
O JOGO
Primeiro tempo
Jogo truncado no Barradão. Em clima de decisão, as equipes não se expuseram muito. Porém, isso não foi sinônimo de poucas emoções. O Vitória começou com o controle da partida - teve mais posse e pressionou a saída de bola do Bahia. Já o Tricolor teve dificuldades para iniciar sua construção ofensiva, devido à forte marcação do adversário. Em uma dessas ações, o Leão quase abriu o placar. Marcos Felipe saiu jogando errado e, sem goleiro, Alerrandro desperdiçou a grande chance rubro-negra na primeira etapa. Depois, o Esquadrão equilibrou o confronto e, nos acréscimos, teve sua melhor oportunidade para inaugurar o marcador. Lucas Arcanjo saiu mal, Thaciano cabeceou na pequena área, mas Wagner Leonardo tirou a bola em cima da linha.
Aos 14 minutos, Luciano Juba tabelou com Cauly pela esquerda e cruzou fechado. A bola foi em direção ao gol e Lucas Arcanjo deu um tapa para escanteio.
Inacreditável! Aos 16, Marcos Felipe saiu jogando errado e entregou nos pés de Alerrandro. Da entrada da área, o centroavante bateu sem goleiro, mas mandou para fora.
Milagre! Nos acréscimos, Caio Alexandre pegou sobra do escanteio e levantou na área. O goleiro rubro-negro saiu mal, Rezende desviou de peito e Thaciano, sozinho, cabeceou. Porém, Wagner Leonardo tirou a bola em cima da linha e evitou o gol tricolor.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, não deu nem tempo de "esquentar o sangue". Antes do primeiro minuto, Thaciano abriu o placar para o Bahia e aos 17, Cauly ampliou. Mesmo com o "baque" sofrido, o Vitória não se abateu, se lançou ao ataque e foi recompesado - Mateus Gonçalves diminuiu o prejuízo para o Leão. Porém, quando tudo parecia perdido, o Rubro-Negro foi buscar o resultado. Gonçalves fez o segundo e, no último lance, Iury Castilho virou a partida. Fim de jogo e vantagem para o Vitória na grande final.
Gol do Bahia! Antes de completar o primeiro minuto, Luciano Juba deu passe em profundidade para Cauly pela esquerda. O camisa 8 invadiu a grande área e rolou para Thaciano, com o gol aberto, estufar as redes no Barradão.
Aos seis, Alerrandro soltou uma bomba e Marcos Felipe foi no cantinho para defender. No rebote, Wagner Leonardo tentou completar, mas o goleiro tricolor abafou o chute. Porém, o zagueiro estava impedido e o lance foi anulado.
Quase! Aos 13 minutos, Zeca cruzou na marca do pênalti e Santiago Arias deu um carrinho para afastar. Porém, a bola encobriu o goleiro tricolor e por pouco não vai para o gol.
Segundo do Tricolor! Aos 17, Luciano Juba ficou com a bola e cruzou na segunda trave para Cauly. Sozinho, o meia completou para o gol.
Gol do Vitória! Aos 21 minutos, Matheuzinho bateu colocado e a finalização desviou em Victor Cuesta. Na sequência, a bola sobrou para Mateus Gonçalves na esquerda, que chutou no canto oposto para balançar as redes.
Empate rubro-negro! Aos 44 minutos, Iury Castilho recebeu lançamento pela ponta, driblou David Duarte na área e chutou para defesa de Marcos Felipe. A bola sobrou nos pés de Mateus Gonçalves, que fuzilou para as redes.
Virada do Leão! No último minuto, Iury Castilho completou cruzamento da direita e "explodiu" as arquibancadas do Barradão.
FICHA TÉCNICA
Vitória 3 x 2 Bahia
Campeonato Baiano - Final
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 31/03/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
Quarto árbitro: Eziquiel Souza Costa (BA)
VAR: Diego Pombo Lopez (FIFA-BA)
Gols: Mateus Gonçalves (2x) e Iury Castilho (Vitória) / Thaciano e Cauly (Bahia)
Cartões amarelos: Rodrigo Andrade, Dudu, Camutanga e Iury Castilho (Vitória) / Thaciano e Caio Alexandre (Bahia)
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca ©, Wagner Leonardo, Camutanga e Patric Calmon (Iury Castilho); Willian Oliveira (Mateus Gonçalves), Rodrigo Andrade e Dudu (Lucas Esteves); Matheuzinho, Osvaldo (Zé Hugo) e Alerrandro (Léo Gamalho). Técnico: Léo Condé
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Kanu, Victor Cuesta e Rezende; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas, Everton Ribeiro © (Ademir), Cauly e Luciano Juba (Caio Roque); Thaciano (David Duarte). Técnico: Rogério Ceni
Fluminense Fluminense de Feira anuncia Rodrigo Fonseca como técnico para comandar equipe na busca pelo acesso em 2026
Torcida única Ba-Vi terá torcida única e operação especial com mais de 300 policiais
técnico de seleções Ancelotti é o técnico de seleções mais bem pago do mundo
Acidente de moto Promessa da ginástica brasileira morre em acidente de moto aos 20 anos
Seleção brasileira Sem Jean Lucas, Ancelotti convoca Seleção Brasileira para amistosos; veja lista
Natação Nadador feirense conquista medalhas na Copa Brasil de Natação 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado



