Conscientizar sobre a importância e preservação dos recursos hídricos e promover ações que contribuam para a sustentabilidade são práticas que fazem parte da rotina nas escolas municipais. A presença de sistemas eficientes de captação e utilização de água da chuva em unidades escolares assegura o armazenamento consciente e a economia de um bem tão precioso.
Na zona rural, a Escola Municipal Maria Esther Falcão, localizada no distrito de Humildes, a água é captada da cobertura através das calhas e conduzida para um reservatório inferior através dos tubos de queda. Em seguida, passa por um reservatório superior através de uma bomba e posteriormente é distribuída pela escola para fins de limpeza. O sistema possui capacidade de armazenamento de 5 mil litros.
Na Escola Municipal Diva Matos Portela, inaugurada nesta última quinta-feira, a água pluvial é utilizada para higienização de ambientes, paisagismo e manutenção da piscina, podendo ser utilizada na mistura de produtos químicos, por exemplo. Em substituição ao uso de cloro, o tratamento feito com ozônio na piscina também garante um descarte menor de água.
O sistema é composto por dois reservatórios com capacidade para 30 mil litros. A água da chuva é recolhida da cobertura da piscina através das calhas, conduzida para dois reservatórios apoiados através dos tubos de queda e passa por um sistema de bombeamento para que seja utilizada.
“Há um incentivo para que todas as obras das nossas unidades escolares tenham o aproveitamento da água das chuvas e elas possam ser utilizadas para a limpeza, para desenvolver atividades na própria unidade escolar, racionando o uso da água potável. É necessário conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade e de que forma ela pode e deve acontecer”, pontua a secretária de Educação Anaci Paim.
Educação Feira de Santana supera meta e registra avanço histórico na alfabetização
Universidades Presidente sanciona lei que acaba com lista tríplice e muda escolha de reitores
Educação Estudantes podem revalidar Cartão Via Feira até 31 de março
Educação MEC pune mais de 50 cursos de medicina por desempenho insuficiente
Inscrições abertas CJCC Feira abre inscrições para oficinas gratuitas com foco em aprendizagem criativa
Educação Descumprimento de lei provoca perdas salariais e distorce carreira de professores da rede municipal de Feira de Santana 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas


