O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Teodoro Sampaio, Danilo Santos de Souza, falou sobre como é que está a sua pasta no município. Conforme ele, a pasta está completamente estruturada.
“O que faltou fazer, e eu acabei de sair agora de uma reunião com o Conselho, é o Plano Municipal de Cultura. Isso porque o Governo Federal, de acordo com o Ministério Público, está passando o recurso apenado e é obrigatório os municípios implantar políticas públicas, como por exemplo, o Sistema Municipal de Cultura, que traz o Conselho, o Plano e o Fundo Municipal de Cultura. Em nossa cidade falta apenas o Plano”, disse.
Copa da Mandioca
O secretário falou ainda sobre a Copa da Mandioca. Segundo Danilo, a Copa é feito por território. Ela acontece completamente no território Portal do Sertão. Antes, eram 16 municípios obrigatórios a participar e assim se dividiam quatro grupos de quatro. “Quando começamos a construir essa copa, que é um sub-17 e 18 e ainda com uma ala aberta para o futebol feminino, começamos a discutir de faze-la por regiões e qual as políticas públicas que precisávamos trazer para essa área do esporte. Não adiante apenas fazermos o esporte, tem que ter também o social e o educacional”.
Ele procurou o Consorcio Portal do Sertão e, falando com o seu secretário executivo Noel Barbosa, explanou sobre a importância dessa copa. “Eles abraçaram, foram atrás do recurso e hoje temos um convênio com a Sudesb. Todo ano procuramos esse órgão, ele nos atende e conseguimos gerir esse campeonato”.
Cultura em Teodoro Sampaio
Sobre a área da cultura na cidade, Danilo disse que abriu o Cadastramento Municipal de Cultura, que é como se fosse o mapeamento para saber o que se tem na área dentro do município. “Graças a Deus os fazedores e produtores de cultura estão se cadastrando para poder participar. É necessário ter esse cadastramento dentro de leis como a Paulo Gustavo e da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Assim saberemos qual a realidade do nosso município e o que ele precisa”, explicou.
Teodoro Sampaio é uma cidade que pode se resgatar o que já foi em sua cultura, ressalta o secretário.
Juventude e Lazer
Está se implantando na cidade o Conselho Municipal da Juventude na cidade. “Estamos trazendo jovens para discutir políticas públicas de todos os setores, seja ele educação, cultura, esporte, saúde, ação social. Precisamos saber o que os jovens pensam porque eles são o nosso futuro”.
No final do século passado a cidade tinha apenas 17 mil habitantes, lembra Danilo. “Hoje temos menos de 10 mil. Precisamos mudar esse quadro. O que é que falta em nossa cidade? Precisamos saber dos jovens. Precisamos qualifica-los. E precisamos ouvi-los para sabermos o que fazer porque, como disse, eles são o futuro de nossa cidade”.
Para aumentar o número de habitantes que está em uma constante decrescente, o secretário disse que a cidade pretende investir na geração de emprego e renda. “Vamos correr atrás de empresas. Porque não temos empresas? E olhe que somos um município importante dentro da Bahia, como Terra Nova. Estamos em um gargalo com a BR-324 de um lado e a BR-101 do outro. Não desenvolvemos por causa da falta de energia. Aqui não comporta empresas se não tiver energia”.
Por esse motivo, o prefeito José Alves da Cruz, junto com o vereador João Paulo, está correndo atrás de uma subestação da Coelba na cidade. “Existe a proposta do município construí-la com os próprios recursos para que possa gerar emprego. Trazer as pessoas que foram embora por falta de emprego e dar a oportunidade do primeiro emprego para os jovens que estão se formando e não tem nada o que fazer”.
Danilo disse que a cidade tem muitos jovens formados em diversas áreas como a social, fisioterapeutas, enfermeiros e não se tem onde colocar. “E agora estamos estudando a possibilidade de trazer uma fábrica no prédio do antigo mercado para nós termos 300 empregos diretos”.
São João
A festa de São João já está sendo produzida. A partir do dia 11 já se estará lançando a licitação para a estrutura. “Vão ser três dias de festa: 22, 23 e 24 de junho. Pretendemos fazer mais uma vez um mega São João para atender a comunidade de Teodoro Sampaio”.
As expectativas para a geração de emprego e renda de forma temporária é muito boa. “Temos muita expectativa porque isentamos todos os ambulantes do município. Eles não pagam nenhuma taxa para que tenham o incentivo de vender o seu produto e o lucro ser só deles”, finaliza.
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 38°
Tempo limpo



