Terça, 11 de Novembro de 2025 17:42
75 98160-8722
Bahia Trabalho

Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Teodoro Sampaio ressalta que tem focado na juventude da cidade

Danilo Santos de Souza reforça que tem buscado saber dos jovens do município sua opinião sobre políticas públicas para o município em diversas áreas.

06/03/2024 19h28
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Teodoro Sampaio, Danilo Santos de Souza - Foto: Boca de Forno News
Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Teodoro Sampaio, Danilo Santos de Souza - Foto: Boca de Forno News

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Teodoro Sampaio, Danilo Santos de Souza, falou sobre como é que está a sua pasta no município. Conforme ele, a pasta está completamente estruturada.

“O que faltou fazer, e eu acabei de sair agora de uma reunião com o Conselho, é o Plano Municipal de Cultura. Isso porque o Governo Federal, de acordo com o Ministério Público, está passando o recurso apenado e é obrigatório os municípios implantar políticas públicas, como por exemplo, o Sistema Municipal de Cultura, que traz o Conselho, o Plano e o Fundo Municipal de Cultura. Em nossa cidade falta apenas o Plano”, disse.

Copa da Mandioca

O secretário falou ainda sobre a Copa da Mandioca. Segundo Danilo, a Copa é feito por território. Ela acontece completamente no território Portal do Sertão. Antes, eram 16 municípios obrigatórios a participar e assim se dividiam quatro grupos de quatro. “Quando começamos a construir essa copa, que é um sub-17 e 18 e ainda com uma ala aberta para o futebol feminino, começamos a discutir de faze-la por regiões e qual as políticas públicas que precisávamos trazer para essa área do esporte. Não adiante apenas fazermos o esporte, tem que ter também o social e o educacional”.

Ele procurou o Consorcio Portal do Sertão e, falando com o seu secretário executivo Noel Barbosa, explanou sobre a importância dessa copa. “Eles abraçaram, foram atrás do recurso e hoje temos um convênio com a Sudesb. Todo ano procuramos esse órgão, ele nos atende e conseguimos gerir esse campeonato”.

Cultura em Teodoro Sampaio

Sobre a área da cultura na cidade, Danilo disse que abriu o Cadastramento Municipal de Cultura, que é como se fosse o mapeamento para saber o que se tem na área dentro do município. “Graças a Deus os fazedores e produtores de cultura estão se cadastrando para poder participar. É necessário ter esse cadastramento dentro de leis como a Paulo Gustavo e da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Assim saberemos qual a realidade do nosso município e o que ele precisa”, explicou.

Teodoro Sampaio é uma cidade que pode se resgatar o que já foi em sua cultura, ressalta o secretário.

Juventude e Lazer

Está se implantando na cidade o Conselho Municipal da Juventude na cidade. “Estamos trazendo jovens para discutir políticas públicas de todos os setores, seja ele educação, cultura, esporte, saúde, ação social. Precisamos saber o que os jovens pensam porque eles são o nosso futuro”.

No final do século passado a cidade tinha apenas 17 mil habitantes, lembra Danilo. “Hoje temos menos de 10 mil. Precisamos mudar esse quadro. O que é que falta em nossa cidade? Precisamos saber dos jovens. Precisamos qualifica-los. E precisamos ouvi-los para sabermos o que fazer porque, como disse, eles são o futuro de nossa cidade”.

Para aumentar o número de habitantes que está em uma constante decrescente, o secretário disse que a cidade pretende investir na geração de emprego e renda. “Vamos correr atrás de empresas. Porque não temos empresas? E olhe que somos um município importante dentro da Bahia, como Terra Nova. Estamos em um gargalo com a BR-324 de um lado e a BR-101 do outro. Não desenvolvemos por causa da falta de energia. Aqui não comporta empresas se não tiver energia”.

Por esse motivo, o prefeito José Alves da Cruz, junto com o vereador João Paulo, está correndo atrás de uma subestação da Coelba na cidade. “Existe a proposta do município construí-la com os próprios recursos para que possa gerar emprego. Trazer as pessoas que foram embora por falta de emprego e dar a oportunidade do primeiro emprego para os jovens que estão se formando e não tem nada o que fazer”.

Danilo disse que a cidade tem muitos jovens formados em diversas áreas como a social, fisioterapeutas, enfermeiros e não se tem onde colocar. “E agora estamos estudando a possibilidade de trazer uma fábrica no prédio do antigo mercado para nós termos 300 empregos diretos”.

São João

A festa de São João já está sendo produzida. A partir do dia 11 já se estará lançando a licitação para a estrutura. “Vão ser três dias de festa: 22, 23 e 24 de junho. Pretendemos fazer mais uma vez um mega São João para atender a comunidade de Teodoro Sampaio”.

As expectativas para a geração de emprego e renda de forma temporária é muito boa. “Temos muita expectativa porque isentamos todos os ambulantes do município. Eles não pagam nenhuma taxa para que tenham o incentivo de vender o seu produto e o lucro ser só deles”, finaliza.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
José Há 2 anos Teodoro BaO melhor que temos ???
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.