A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um alerta na noite desta terça-feira (6) sobre o aumento de casos de dengue no país. Em pronunciamento nacional, ela afirmou que a situação de emergência exige uma mobilização de toda a população, além de governo federal, governadores e prefeitos.
“Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência devido ao grande aumento dos casos de dengue”, disse a ministra. “Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue.”
Ao menos 36 pessoas morreram em decorrência da doença neste ano, conforme dados do Ministério da Saúde. Em todo o país, foram confirmados mais de 150 mil casos até esta terça.
Segundo Trindade, um Centro de Operações de Emergências foi montado para analisar diariamente a evolução dos casos e mobilizar as ações de todos os órgãos.
À população, ela pediu o que está na cartilha do combate à doença: tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, além de retirar água acumulada dos vasos e plantas.
“Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e em volta delas. Cerca de 75% dos focos estão dentro de casa”, disse, lembrando que as pessoas devem receber em suas casas os agentes de combate às endemias.
(Com informações da Folha de S. Paulo)
Saúde Ampolas de “mounjaro paraguaio” entram na Bahia por contrabando e abastecem mercado paralelo
Saúde Após recomendação do MP, secretário diz que Prefeitura já adequou TFD às normas e ampliou estrutura do serviço em Feira
Palavra de médico Junho Violeta: O “Palavra de Médico” deste domingo (14) alertou para violência contra idosos e combate mitos sobre o envelhecimento
Contaminação Comissão confirma incidente com material radioativo em São Paulo
Saúde Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma, catarata precoce e até cegueira irreversível, alerta oftalmologista
Saúde 14ª Conferência Municipal de Saúde reúne gestores, trabalhadores e usuários para discutir o fortalecimento do SUS em Feira 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 28°
Tempo limpo


