
A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) esteve na cidade de Cachoeira para receber o Título de Cidadã Cachoeirana, na noite desta quarta-feira (06), na Câmara de Vereadores. Já na manhã desta quinta-feira (07), a deputada recebeu o Título de Irmã Benemérita da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira. “É uma emoção imensa e indescritível. É uma felicidade ser considerada como de direito filha de Cachoeira e no dia seguinte irmã da Santa Casa porque Cachoeira é mãe e me puxa a trabalhar por ela e amá-la. E eu recebo esse carinho em troca. Cachoeira faz muito mais por mim me dando energia do que o que eu faço por ela. Cachoeira que me move na política, enquanto mulher e enquanto cidadã”, afirmou.
Fabíola, que é médica e se considera como militante do SUS, sempre defendeu a Santa Casa com quase R$ 1 milhão em entregas, fora a defesa das tabelas do SUS, da valorização dos profissionais, de mantê-la viva. “Já era uma irmã de fato, mas não de direito. Agora a responsabilidade com a gestão aumenta”.
Deputada recebendo o Titulo de Cidadã Cachoeirana - Foto: ASCOM / Deputada Fabíola Mansur
Conforme Fabíola, não dá para ser mais feliz do que ser considerada como filha de Cachoeira e irmã da Santa Casa praticamente no mesmo dia. “Ser cachoeirana é uma benção e estou muito feliz com isso”.
A indicação para ser irmã benemérita da Santa Casa veio de Gilson Agrário no ano passado. Fabíola lembra que teve um ano difícil com o falecimento de seu pai e com o fato de não ter conseguido se reeleger como deputada, ficando na suplência do deputado estadual Angelo Almeida.
“Gilson achou melhor adiar para um momento onde eu estivesse mais feliz. E foi Deus que colaborou para que eu estivesse aqui nesse momento porque o ano começou com o falecimento do meu pai e o termino não podendo dizer que ele foi ruim porque recebo essas honrarias junto com esses amigos me dando esse presente no final do ano. É muito bom terminar o ano com essa emoção nessa terra que eu amo”, disse.
Ele destaca que ama a cidade e fica feliz de estar em um espaço de poder para poder fazer mais por ela. “Enquanto eu estiver com mandato e com forças, estarei ajudando essa cidade que eu adotei como minha mãe e ela é muito carinhosa. Agora sou filha oficialmente de Cachoeira e com muito orgulho. Conterrânea de Matheus Aleluia, de Edson Gomes, de Dona Dalva do Samba, de Aurelino Serafim de grandes juristas como Teixeira de Freitas. É um luxo realmente ser conterrânea de pessoas tão importantes, mas mais importante ainda ser conterrânea de heróis e heroínas anônimos que eu encontro quando passeio pela cidade”.
Foto: ASCOM / Deputada Fabíola Mansur
Vice-prefeita de Cachoeira
A vice-prefeita da cidade Cristina Soares (PSB) também esteve presente nas homenagens a deputado estadual Fabíola Mansur. Cristina disse que estava muito alegre de estar junto com a deputada, que agora é sua conterrânea e irmã da Santa Casa. “Títulos esses que são um reconhecimento que nossa cidade já havia dado a Fabíola. É um reconhecimento do seu trabalho, empenho e protagonismo nas nossas lutas recentes para que Cachoeira possa continuar avançando e tendo importância no cenário cultural, histórico e de saúde”.
Ela disse ainda estar alegre por estar ao lado de amigos e irmãos na caminhada e nessa trajetória política em busca do melhor para a cidade de Cachoeira. “Nos honra saber que, de fato, Cachoeira agora tem mais uma filha ilustre e que a Santa Casa conta com uma irmã de fato e de direito”.
Os títulos são de merecimento por aquilo que a deputada tem levado para a cidade tanto com o Governo do Estado como com o Governo Federal, ressalta Cristina. “O reconhecimento a nossa deputada foi dado pelo nosso povo. Em primeiro lugar nas urnas, em duas eleições seguidas fazendo com que ela seja a deputada mais votada da nossa cidade. E agora, o reconhecimento oficial pelo Legislativo com essa honraria concedida tornando-a Cidadã Cachoeirana”.
Indicação

Gilson Agrário, aquele que indicou Fabíola para receber o título de Irmã Benemérita e faz parte da mesa diretora da instituição, explicou que levou ao conhecimento de todos a vontade dela de ser irmã benemérita e todos assinaram para dar esse título.
“Ela foi um baluarte na luta para que conseguíssemos trazer a UTI Covid para a nossa cidade, brigou com a Coelba quando tínhamos uma dívida e ajudando na doação de equipamentos para ela. Sentia que quando se falava de Santa Casa os olhos dela brilhavam, então consegui o apoio para esse titulo que foi dado a ela”, explicou.
Provedor da Santa Casa

O provedor da Santa Casa de Misericórdia Lu Cachoeira também falou sobre a cessão do título para a deputada. Ele falou sobre o clima na cerimônia que foi cheio de emoção. “Para nós, da mesa diretora da Santa Casa, comove muito em ter em nosso quadro de irmã benemérita desta instituição de quase 300 anos uma pessoa como Fabíola. Uma médica oftalmologista, deputada, cidadã cachoeirana com honra e também pela nossa gratidão ao papel que ela vem desempenhando como política que articulou institucionalmente para que conquistássemos muitas coisas aqui”.
Ele considera ainda honrosa a Santa Casa ter o cuidado e ser seletiva com a escolha daqueles que considera como irmãos beneméritos. “Trazemos sempre para o quadro da nossa associação pessoas como Fabíola, com a sua sensibilidade política, ampla e que entende a importância da nossa instituição para Cachoeira, para o Recôncavo Baiano, para a Bahia, para o Brasil e porque não dizer para o mundo”.
Já receberam essa honraria o deputado federal Jorge Solla, que também tem muitos feitos pela Santa Casa, e agora falta agora receber o deputado federal Antonio Brito, reconhecido por sua luta pelas Santas Casas do Brasil, e o deputado estadual Rosemberg Pinto e sua esposa, Vanessa Dantas, que enviou emendas parlamentares para a Santa Casa, a deputada federal Lídice da Mata, o deputado federal Mario Negromonte Junior, que nos ajudou com apoio políticos.
“Já estou antecipando a nossa intenção com esses nomes, mas a Fabíola caiu nas graças de Cachoeira pelo carinho que tem tido por nossa cidade antes e agora oficialmente como cidadã e irmã benemérita. Isso é gratificante e emocionante. Estou feliz em trazer para os nossos quadros pessoas com essas capacidades técnica, política e com a referência de honestidade, que isso é mais do que fundamental”, finalizou.






Reestruturação AL-BA aprova por unanimidade proposta do MP-BA para reestruturação do sistema de Justiça no interior
COP30 Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30
Segurança Pública Bahia supera Rio de Janeiro e lidera índices de violência policial; Governador reage
Chuvas na Bahia Chuva forte e frente fria fazem Inmet emitir alerta para mais de 140 cidades
Bahia Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30
Roberto Carlos Roberto Carlos fará show gratuito em Salvador; saiba mais 
Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo



