Sexta, 22 de Agosto de 2025 04:40
75 9 9702 9169
Saúde Paralisia infantil

Vacinação é a única forma de prevenir a paralisia infantil

Neste ano, 22.717 doses do imunizante, via oral e inativado, foram aplicadas em Feira, conforme os dados do sistema IDS.

25/10/2023 08h14
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / FSA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Em Feira de Santana, o imunizante está disponível em todas as 104 salas de vacina, localizadas entre a sede e a zona rural, com funcionamento de segunda a sexta-feira.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, destaca que a vacinação é a única forma de estar protegido contra as possíveis sequelas da paralisia infantil. Ela também pontua a necessidade de todas as crianças menores de 5 anos serem vacinadas.

“A poliomielite pode causar sequelas neurológicas graves, que afetam a capacidade motora e se tornam irreversíveis, como o crescimento diferente das pernas, a paralisia de uma das pernas, a osteoporose, a dificuldade para falar e a atrofia muscular”, ressaltou.

Neste ano, 22.717 doses do imunizante, via oral e inativado, foram aplicadas em Feira, conforme os dados do sistema IDS. A vacina contra a paralisia infantil é destinada para crianças de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para a imunização, os pais ou responsáveis devem levar os documentos pessoais da criança e o cartão de vacina.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.