Em 2022, o Brasil registrou o maior número de vítimas de estupro em sua história. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira, 20, houve uma explosão preocupante de violência sexual, totalizando 74.930 vítimas, o que representa um aumento significativo de 8,2% em relação aos números de 2021.
Os dados, coletados a partir dos boletins de ocorrência de estupro e estupro de vulnerável em todo o país, fornecidos pelas secretarias de segurança pública dos estados, revelam que mais da metade das vítimas (61,4%) têm até 13 anos de idade.
Outra constatação que chama a atenção é que a maioria dos casos de estupro (68,3%) ocorre dentro da residência da própria vítima durante o período diurno, direcionados principalmente a pessoas vulneráveis.
A pesquisa também aponta que a maioria das vítimas é do gênero feminino (88,7%) e pertence à etnia negra (56,8%), o que evidencia a gravidade da situação.
Feminicídio aumentou
Segundo o estudo do FBSP, a violência contra a mulher aumentou no ano passado. Foram registrados 1.437 casos de feminicídios, 6,1% maior em comparação com 2021. Além disso, também foram registrados 4.034 homicídios de mulheres.
O perfil da maioria das vítimas é composta por mulheres negras (61,1%) com idade entre 18 e 44 anos. Ademais, sete em cada dez mulheres foram assassinadas dentro de suas próprias casas. Além disso, houve um aumento de 2,9% nas agressões por violência doméstica e de 7,2% nas ameaças relatadas.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



