Em entrevista ao Boca de Forno News, o secretário de Cultura do município de Maragogipe, Francisco Gomes, popularmente conhecido como Chiquinho, fez um balanço dos festejos juninos do município.
“São João de Maragogipe 2023, o Forró do Cais, foi a consolidação do retorno dessa festa. Por que digo isso? Nós tivemos aqui um número de turistas na cidade muito grande em comparação ao ano passado. No ano passado tivemos visitantes, né? E assim, alguns shows, tiveram shows como o do Tiago Aquino, que teve uma verdadeira multidão, mas as pessoas iam e retornavam para suas casas em cidades da região. Esse ano não. Desde o dia 22, que a cidade foi tomada de turistas durante todos os dias que nós tivemos os festejos juninos”, ressaltou ele.
Francisco ressaltou ainda que a festa atraiu a imprensa, principalmente devido às grandes atrações
“Enfim, o São João de Maragogipe 2023 foi uma festa maravilhosa, conseguiu atrair a grande mídia que teve por aqui também, fazendo a cobertura do show da Elba e o resultado que nós temos disso é um resultado muito positivo de ver o comércio satisfeito com os festejos”, disse.
A festa movimentou ainda a economia local, segundo Chiquinho, os comerciantes ficaram satisfeitos com as vendas.
“Todos os barraqueiros que estiveram lá, o pessoal do isopor, da barraquinha de lanche, dos trailers, todos satisfeitos, uma vendagem recorde”, afirmou.
Festejos de São Bartolomeu
Em agosto, a cidade promove outra programação para a população, os festejos de São Bartolomeu, principal festa do município.
“No mês de São Bartolomeu, no mês de agosto, nós temos aqui no dia 6 a cavalgada do bando anunciador. Nessa cavalgada sai a programação da festa, a programação religiosa e também a programação popular. E aí todos os cavaleiros da região, as amazonas, o pessoal todo vem da zona rural, vem com seu boi de montaria, com seu cavalo, com sua égua, com seu jeguinho”, disse ele.
O secretário disse ainda que é uma festa muito bonita, que conta com a participação das filarmônicas que desfilam pela cidade a partir das 15h no dia 6 de agosto, que contará também com atração musical.
“No dia 13 de agosto acontece, pelo terceiro ano, a Corrida São Bartolomeu, que é um evento promovido pela Secretaria de Educação, juntamente com o Departamento de Esportes e atletas de toda a Bahia participam. No dia 16 tem a festa lá de São Roque do Paraguaçu. No dia 20, a tradicional lavagem de São Bartolomeu de Maragogipe, a lavagem popular, no dia 20 de agosto. E aí vem a Regata Aratu Maragogipe, esse ano na 54ª edição, que será no dia 26 de
agosto. No dia 27 tem o domingo da festa e na segunda-feira, no dia 28, o encerramento com a procissão de São Bartolomeu e também a festa de Largo”, destacou.
Sobre a grande de atrações, Chiquinho disse que em breve haverá a divulgação.
“Brevemente, vai estar saindo a grade oficialmente, por uma questão de tradição há mais de 300 anos, toda a programação da festa, ela sai no bando, no bando anunciador”, concluiu.
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



