A Copa do Brasil terá um confronto entre dois times baianos pela primeira vez na história. Jacuipense e Bahia se enfrentam nesta quarta-feira (1º) pela primeira fase, no estádio de Pituaçu, às 21h30. O mando de campo é do time de Riachão do Jacuípe, que optou por jogar na capital baiana.
Por isso, apesar de ser visitante, o Bahia se sentirá em casa. Contará com o apoio da torcida e, devido ao regulamento, tem a vantagem do empate para avançar no torneio. O que deixa os tricolores em alerta, no entanto, é o momento vivido pelo clube.
O Bahia vem de uma sequência de três derrotas por goleada, entre Copa do Nordeste e Campeonato Baiano (no estadual coube ao time sub-20 a derrota por 4x0 para o Itabuna) e enxerga na Copa do Brasil a chance de uma retomada. O técnico Renato Paiva ganhou preciosos dias de preparação desde o retumbante 6x0 sofrido diante do Sport.
O treinador aproveitou o tempo para tentar evoluir o sistema defensivo. A principal novidade na equipe titular deve ser o retorno do volante Rezende, recuperado de lesão. Outra cara nova pode ser o recém-contratado Yago, já regularizado. O zagueiro Kanu e o lateral Chávez seguem fora.
![]() |
| Jacuipense finalizou preparação em Pituaçu; na foto, Eudair é marcado por Caíque Sá e Flávio (Foto: Divulgação) |
Do outro lado, o Jacuipense quer aproveitar a fase de instabilidade do adversário para surpreender e conquistar a classificação. O time vem de vitória sobre a Juazeirense, o que garantiu a passagem para a semifinal do estadual em segundo lugar, e o técnico Jonilson Veloso promete atacar.
“Estamos felizes com o atual momento, mas sabemos da responsabilidade do confronto na Copa do Brasil e estamos concentrados para isso. O torcedor pode ter certeza que a Jacuipense será uma equipe ofensiva, como vem sendo no Baiano. No ano só não marcamos (gol) em duas partidas e somos um dos melhores ataques da competição”, disse.
Um dos jogos em que o ataque do Jacupa passou em branco foi justamente contra o Bahia, na derrota por 1x0, em Riachão do Jacuípe, pela segunda rodada do Baianão. Curiosamente, essa foi uma das duas partidas em que o tricolor não sofreu gol em 2023. A outra foi o Ba-Vi. E o outro jogo em que o Jacuipense não fez gol foi diante do Vitória, também por 1x0, pela pré-Copa do Nordeste.
Histórico
O confronto é inédito na Copa do Brasil, mas esta não será a primeira vez que Bahia e Jacuipense se cruzam em um mata-mata. Pelo Campeonato Baiano, as equipes duelaram duas vezes em confrontos eliminatórios, com uma classificação para cada lado.
A primeira vez aconteceu em 1991. Era a semifinal do terceiro turno, e o Jacupa bateu o Esquadrão por 3x1 no jogo de ida, no Valfredão, e segurou o empate por 2x2 na Fonte Nova. O time do interior tinha o centroavante Dão, que a partir do ano seguinte faria sucesso no Vitória.
Apesar do resultado, o Bahia conquistou o estadual daquele ano, vencendo o Fluminense de Feira na final.
Em 2020, Bahia e Jacuipense voltaram a se enfrentar na semifinal do Baianão. Dessa vez o tricolor avançou. Venceu o jogo de ida por 2x0, em Riachão, e ficou no empate por 2x2 em Pituaçu. Na final, o Bahia venceu o Atlético de Alagoinhas nos pênaltis.
Hoje, quem classificar enfrentará Camboriú (SC) ou Manaus (AM) na segunda fase.
Jacuipense: Jean, Raphinha, Kanu, Weverton e Eric; Fábio Bahia, Vinícius Amaral e Eudair, Welder, Jeam e Thiaguinho. Técnico: Jonilson Veloso.
Bahia: Marcos Felipe, Cicinho, Marcos Victor, Gabriel Xavier e Matheus Bahia; Rezende, Acevedo e Cauly; Kayky, Everaldo e Biel. Técnico: Renato Paiva.
Fluminense Fluminense de Feira anuncia Rodrigo Fonseca como técnico para comandar equipe na busca pelo acesso em 2026
Torcida única Ba-Vi terá torcida única e operação especial com mais de 300 policiais
técnico de seleções Ancelotti é o técnico de seleções mais bem pago do mundo
Acidente de moto Promessa da ginástica brasileira morre em acidente de moto aos 20 anos
Seleção brasileira Sem Jean Lucas, Ancelotti convoca Seleção Brasileira para amistosos; veja lista
Natação Nadador feirense conquista medalhas na Copa Brasil de Natação 
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado



