Ao menos 60% dos brasileiros com mais de 18 anos afirmam não terem usado preservativo em nenhuma relação sexual que mantiveram. Dados são da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) do Ministério da Saúde, relativos ao período de 2019.
Levantamento mostra que apenas 22,8% usaram preservativo e outros 17,1% disseram utilizar proteção durante o sexo. Aproximadamente 1 milhão de pessoas receberam diagnóstico positivo para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no país em 2019.
A pesquisa do ministério entrevistou pessoas com mais de 18 anos durante os 12 meses de 2019. O uso de preservativo externo (masculino) e interno (feminino) é o método mais eficaz contra doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Aids, e são distribuídos gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde do país.
As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais, sejam elas, oral, vaginal ou anal, sem o uso do preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado.
Os principais sintomas das doenças sexualmente transmissíveis se manifestam na região genital, mas também podem aparecer em outras partes do corpo, como mãos, olhos ou língua. Podem aparecer por meio de feridas, corrimentos, verrugas, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.
O Ministério da Saúde também destacou a necessidade de se procurar uma unidade regional depois de uma relação sexual desprotegida para atendimento preventivo.
Saúde ASM celebra dois anos de assistência especializada à saúde da mulher em Feira de Santana
Saúde Psicóloga alerta para sinais de adoecimento mental durante ação do Setembro Amarelo no CMPC
IST's São João de Cachoeira registra mais de 3,6 mil testes e identifica 51 casos de IST
Saúde Ciranda da Saúde leva atendimentos e serviços de cidadania ao Iguape neste sábado (12)
Cobrança Quase um mês depois, José Ronaldo segue sem apresentar à Sesab provas das 700 mortes na fila da regulação, diz secretária
Saúde Feira de Santana lança projeto pioneiro de inteligência artificial para auxiliar atendimento na atenção básica 
Mín. 17° Máx. 35°
Mín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsas


