Segunda, 29 de Dezembro de 2025 02:11
75 98160-8722
Política Artigo

Os protestos antidemocráticos que assolam o Brasil

Artigo por Alberto Peixoto

09/12/2022 19h54
Por: Boca de Forno
Foto: Fábio Rossi
Foto: Fábio Rossi



O verbete “democracia” é fundamentada em duas palavras gregas: DEMOS que significa “povo, distrito” e KRATOS, que significa “domínio, poder”. Portanto, democracia significa “o poder do povo” ou “o governo do povo”. Mas, para que a democracia seja colocada em prática plenamente é necessário que haja regras que devem ser respeitadas. 

Quando se diz que a democracia é o povo no poder, não quer dizer que as pessoas podem fazer o que bem quiserem. Pelo contrário, a prática da democracia vem acompanhada de “direitos e deveres” que devem ser absolutamente respeitados e, como já foi dito anteriormente, há regras para proteger estas obrigações.

Caso contrário, vira bagunça como, infelizmente, está ocorrendo atualmente em diferentes partes do Brasil.

Encontramos nos diversos veículos de informação que os seguidores de Bolsonaro não aceitaram os resultados das urnas e estão reunidos em frente aos quarteis, reivindicando a anulação das eleições “em nome da democracia”. Na realidade eles não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva.

A eleição é um processo democrático onde o eleitor expressa a sua vontade através do voto. Portanto, não aceitar os resultados das urnas e pedir a anulação é um ato altamente antidemocrático e inconstitucional. No caso dos seguidores do Bolsonarismo é muito mais do que isso, ou seja: é uma imbecilidade cavalar, o cúmulo do ridículo, a total falta de conhecimento político, a idiotice materializada.

O ridículo destes seguidores de Bolsonaro está explícito em atitudes extremas como se ajoelharem, ligarem a lanterna dos celulares, apontarem para o alto e emitirem sinais de S.O.S. pedindo socorro aos extraterrestres para salvarem o Brasil de um governo de esquerda. Alucinação!

Esta situação está deixando de ser política e passando a ser um problema que se aproxima mais do campo da psicologia e psiquiatria. As atitudes destes protestantes não passam de delírios e alucinações... Estão passando a acreditar que uma coisa não real está acontecendo, como no caso de pedir socorro às naves alienígenas.

Segundo os conceitos de saúde mental, os seguidores de Bolsonaro passaram a viver em uma realidade paralela, incutida em sua cabeça através de ideias e teorias da conspiração pelos “pajés” da “direita radical”.

Francamente, as atitudes destes “falsos patriotas” se aproximam mais da esquizofrenia e da loucura do que do equilíbrio comum às pessoas normais.

Alberto Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.