A Bahia tem 116 casos confirmados de "Monkeypox", doença conhecida como varíola dos macacos. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), através do portal de acompanhamento da doença, nesta sexta-feira (7).
Salvador registrou 78 casos da doença, seguida de Feira de Santana, com seis, e Conceição da Feira e Lauro de Freitas com quatro casos cada. Vitória da Conquista registrou três casos, enquanto Conceição do Coité, Maracás e Porto Seguro notificaram dois casos cada.
As cidades de Santo Antônio de Jesus, Antas, Cairu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Ilhéus, Irecê, Itabela, Juazeiro, Mutuípe, Pé de Serra, Teixeira de Freitas e Xique-xique registraram um caso cada.
Os sintomas apresentados mais recorrentes são: febre, inchaço nos gânglios (adenomegalia), erupção cutânea, dor de cabeça (cefaleia) e nas costas.
Além dos confirmados, a Bahia tem 384 casos suspeitos notificados que aguardam diagnóstico laboratorial, e outros 27 casos prováveis, segundo a Sesab.
O primeiro caso da Monkeypox no estado foi registrado no dia 13 de julho. Ela se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.
A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, geralmente dividida em dois períodos:
1. Invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;
2. Erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Saúde Ampolas de “mounjaro paraguaio” entram na Bahia por contrabando e abastecem mercado paralelo
Saúde Após recomendação do MP, secretário diz que Prefeitura já adequou TFD às normas e ampliou estrutura do serviço em Feira
Palavra de médico Junho Violeta: O “Palavra de Médico” deste domingo (14) alertou para violência contra idosos e combate mitos sobre o envelhecimento
Contaminação Comissão confirma incidente com material radioativo em São Paulo
Saúde Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma, catarata precoce e até cegueira irreversível, alerta oftalmologista
Saúde 14ª Conferência Municipal de Saúde reúne gestores, trabalhadores e usuários para discutir o fortalecimento do SUS em Feira 
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 28°
Tempo limpo


