Jerônimo Rodrigues (PT) ampliou a vantagem sobre ACM Neto (União Brasil) e tem chances de ser eleito o novo governador da Bahia já no domingo, dia 2. É o que aponta a sexta rodada de pesquisas AtlasIntel/A TARDE, realizada entre os dias 22 e 26 desse mês.
Os números mostram um avanço de dois pontos percentuais do petista, que agora soma 46,5% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Salvador recuou quase um ponto em relação ao último levantamento e agora tem 39,6% da preferência do eleitorado.
Considerando a margem de erro, 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, Jerônimo oscila de 44 a 49% do total de votos. Quando considerados os votos válidos, o ex-secretário de desenvolvimento rural e de educação tem 47,6% e está no limite para decidir a eleição no primeiro turno.
A vantagem de quase sete pontos sobre o principal concorrente ao Governo do Estado, no entanto, dá lugar ao equilíbrio num eventual segundo turno. Em caso de uma improvável disputa contra o candidato bolsonarista João Roma (PL), Jerônimo tem ampla vantagem, de 59,7 a 20,8 pontos.
Mas, em caso de disputa entre Jerônimo e ACM Neto, o petista tem uma vantagem de apenas 1,5 ponto percentual (47,7 a 46,2), indicando indefinição de acordo com a margem de erro.
A diferença apertada repete o resultado da última pesquisa, finalizada dia 21 deste mês, quando Jerônimo liderava o segundo turno com 1,3 ponto de vantagem.
Isso se justifica pela migração de votos de Roma para Neto, uma vez que apenas 3,6% do eleitorado de Bolsonaro admite votar em Jerônimo no segundo turno, o que, ainda assim, representa um crescimento de 0,8 ponto para o petista num universo onde ACM Neto tem 79,5% dos eleitores bolsonaristas.
Indecisos
O crescimento de Jerônimo entre os apoiadores do atual presidente é outro dado que chama a atenção e preocupa os eleitores de ACM Neto, apontado como herdeiro natural desse segmento numa disputa sem João Roma.
Na última pesquisa, Jerônimo tinha 0,7% das intenções de voto bolsonaristas e, agora, aparece com 3,1%, mais de quatro vezes o índice anterior. Apesar disso, ACM Nerto recuou apenas 0,9%. A variação positiva de Jerônimo (2 pontos) e Roma (0,5) veio da queda expressiva de votos brancos e nulos, de 2,3 para 0,4 pontos percentuais.
Os indecisos seguem em 2% e podem representar a diferença entre uma definição no próximo domingo ou a realização de um segundo turno. Fora desse universo, Jerônimo e Neto só podem avançar no eleitorado um do outro, o que deve se refletir nas estratégias das campanhas nos próximos dias.
Liderança homogênea
Jerônimo lidera em todos os segmentos demográficos e, embora a variação seja compreendida como oscilação, em alguns grupos o petista demonstra melhor desenvoltura. É o caso dos que ganham entre 3 e 5 salários mínimos, onde o ex-secretário cresceu 12 pontos.
No recorte por região, outra surpresa. Mesmo considerando um universo de menos de 10% do total de eleitores pesquisados, Jerônimo cresceu 15,5 pontos percentuais em Barreiras, no oeste do estado, área fortemente dominada pelo agro e de tendência bolsonarista.
Senado definido
Se a disputa pelo governo ainda está indefinida, a vaga para o Senado parece estar resolvida.
Depois de superar Raíssa Soares (PL) e alcançar o segundo lugar, Cacá Leão (PP) estagnou em 18,4%, enquanto o senador Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição, recuperou o terreno perdido na última pesquisa e superou a barreira dos 50%, chegando a 50,7 pontos na preferência do eleitorado. Uma diferença de 32,3 pontos percentuais.
Com liderança consolidada em todos os segmentos, Otto nunca teve sua reeleição ameaçada e, desde a primeira pesquisa Atlas, só aumentou a distância para seus concorrentes.
O senador, que ganhou muita visibilidade na CPI da Covid-19, tem a terceira melhor avaliação entre os políticos pesquisados, atrás apenas de Rui Costa e ACM Neto.
Banco Master Eleições: Vorcaro e Zettel dizem ter “bala de prata” para definir disputa presidencial
Política PoderData/AYA: Lula e Flávio Bolsonaro empatam em última pesquisa para presidente no primeiro turno da eleição de 2026
Eleições 2026 AtlasIntel/A TARDE: Wagner e Rui mantêm liderança na corrida pelo Senado
Pesquisa AtlasIntel/A TARDE crava vitória de Jerônimo Rodrigues no 1º turno
Debate na Globo Comentarista da Globo diz que Flávio Bolsonaro fugiu de debate após exigir que Renan Santos não participasse
Eleições 2026 Professora Dayane Pimentel amplia presença na campanha ao lado da chapa de ACM Neto 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado


