Começou nesta sexta-feira (26) o programa eleitoral no rádio e na TV, que marca a reta final da campanha visando as eleições de outubro. O primeiro dia é dedicado aos candidatos a governador, senador e deputado estadual, que irão ao ar às segundas, quartas e sextas. A propaganda dos concorrentes a presidente e a deputado federal acontecem às terças, quintas e sábados. O horário especial vai até a quinta-feira antes do primeiro turno, em 29 de setembro.
No rádio, o início aconteceu às 7h. Novo programa de 25 minutos começa ao meio-dia. Na TV, a programação eleitoral será sempre das 13h às 13h30 e de 20h30 às 21h. No domingo serão exibidas apenas as inserções, comerciais distribuídos ao longo da programação normal que ocorrem também de segunda a sábado.
Segundo a Resolução nº 23.610, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é proibida a exibição de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos. Também não é permitido incluir, no horário destinado às candidaturas proporcionais, propaganda de candidaturas majoritárias ou vice-versa. A legislação eleitoral autoriza apenas o uso, no programa, de legendas com referência às candidaturas majoritárias ou, ao fundo, de cartazes ou fotografias de candidatas ou candidatos.
Definido em audiência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o plano de mídia define que nesta sexta o programa para o governo será aberto pelo postulante do União Brasil, ACM Neto, seguido por Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSol). Pelo fato de seus partidos não terem cumprido a cláusula de barreira, Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) não participam da propaganda de rádio e TV.
A coligação da candidatura de ACM Neto terá o maior tempo (4’39). A chapa de Jerônimo Rodrigues tem um minuto a menos (3’39), João Roma ocupará 1’14 e Kleber Rosa, 0’27. O programa para o Senado será aberto por Cacá Leão (PP). Otto Alencar (PSD), Raíssa Soares (PL) e Tâmara Azevedo (PSol) se apresentam na sequência. A coligação que ficou por último no primeiro dia abre a programação no dia de veiculação seguinte.
Presidência
Com estreia no sábado (27), a propaganda dos candidatos à presidência no rádio e na TV será aberta por Roberto Jefferson (PTB). Soraya Thronicke (UB) será a segunda a se apresentar, sendo seguida por Felipe D’Avila (Novo). Os quatro primeiros colocados nas pesquisas fecham o programa, começando por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tendo continuidade com Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT).
Cinco concorrentes não entraram na programação. Pablo Marçal (Pros) teve a candidatura retirada pela legenda. Já Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB) não possuem bancada na Câmara dos Deputados em tamanho suficiente para ter direito ao horário.
Segundo o TSE, a coligação de Lula contará com 3’39. Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro vai dispor de 2’38. Simone Tebet e Soraya Thronicke possuem tempos parecidos (2’20 e 2’10). Nome melhor colocado nas pesquisas pela terceira via, Ciro Gomes terá apenas 52 segundos. Roberto Jefferson possui 25 segundos e Felipe D’Ávila dispõe de 22 segundos.
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



