As fitas para medir a glicemia e garantir o monitoramento dos pacientes com diabetes estão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) nesta segunda, 22. O estoque foi abastecido pela Secretaria de Saúde de Feira de Santana.
Os itens são entregues aos diabéticos que estão cadastrados no programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), vinculado ao SUS. Para adquirir, é preciso se dirigir a unidade mais próxima da residência e apresentar a receita médica. Caso o documento esteja vencido, é possível renovar no mesmo local após avaliação por médico ou enfermeiro.
“A prescrição deverá ser feita pelo profissional médico cadastrado na rede pública de saúde. O paciente receberá um quantitativo de fitas para o uso em 30 dias”, explica Ana Carla Barbosa, chefe da Divisão de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda de acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem, se o paciente necessitar do quantitativo superior a cem unidades de fitas, a demanda deverá ser avaliada pela Assistência Farmacêutica. Para isso, é preciso que o médico envie relatório.
“A receita médica e relatório têm validade de três dispensações”, destaca.
Além da entrega das fitas, o paciente diabético que faz acompanhamento na unidade de saúde realiza também o Mapa de Controle Glicêmico, documento que acompanha as medidas de cada dia.
“Por isso, o paciente diabético precisa entregar o mapa do mês anterior, para que seja dispensada novas fitas. Caso não apresente ou relate de maneira divergente do quantitativo de fitas dispensadas, o fornecimento será suspenso até nova avaliação médica”, pontuou Ana Carla Barbosa.
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



