Para alertar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Dom Pedro de Alcântara, realiza no próximo sábado, 30, uma ação educativa para a prevenção e reconhecimento dos sintomas da doença, além de ofertar atendimento gratuito às pessoas que tenham algum sintoma e precise de uma avaliação especializada.
A atividade vai acontecer no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, próximo ao cruzamento com a rua Barão do Rio Branco, das 8h ao meio-dia, com atendimento multidisciplinar de médicos, psicólogos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de alunos de graduação dessas áreas da saúde. Para participar é obrigatório o uso de máscara.
O médico Tércio Guimarães Reis, cirurgião de cabeça e pescoço, destaca que este mês é dedicado à campanha Julho Verde, organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Esta doença caracteriza-se pelo aparecimento de tumores na região das vias aéreo-digestivas, como amigdalas, boca, bochechas, faringe, gengivas, laringe, língua e seios paranasais.
O tabagismo é um fator de risco significativo para o câncer de cabeça e pescoço. Esse tipo de câncer engloba tumores que podem aparecer na boca, nos seios paranasais, no nariz ou na garganta e incluem ferida ou nódulo que não cicatriza, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e mudanças na voz.
O evento tem a parceria ainda do Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço, da Escola de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Feira de Santana e do núcleo de Câncer Oral da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Saúde Novembro Azul: Prefeitura de Feira de Santana disponibiliza mais de 5 mil vagas para consultas e exames gratuitos
Saúde Bahia é contemplada com dez novas ambulâncias para reforçar serviço do SAMU e transporte de pacientes
Saúde Feira de Santana recebe primeira carreta de cardiologia do Brasil para ampliar acesso a exames especializados pelo SUS
Vacinação Pessoas de até 59 anos de idade poderão se vacinar contra a meningite
Saúde Governo investe R$ 22,1 milhões em unidades de saúde no Recôncavo
Saúde Feira de Santana vai ganhar Centro Especializado de Reabilitação com investimento de R$ 13 milhões do Estado 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 38°
Parcialmente nublado


