Segunda, 25 de Agosto de 2025 09:57
75 9 9702 9169
Saúde Castração

Animais de Santo Amaro da Purificação serão castrados gratuitamente

Rafael Valverde, idealizador do projeto, disse que serão dez ações com 100 animais castrados em cada uma delas.

14/07/2022 08h58 Atualizada há 3 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Pela primeira vez haverá castração gratuita para cães e gatos na cidade de Santo Amaro da Purificação. O idealizador do projeto Rafael Valverde, um dos que cuidam dos animais na cidade, afirmou que esse era um projeto de muitas pessoas, não somente seu, mas que pela dificuldade de se realizar não haviam conseguido. “Quando a prefeita Alessandra Gomes ganhou a eleição, falei com ela sobre essa minha preocupação com os animais da cidade. Prontamente ela se disponibilizou e me pediu para fazer um projeto dizendo que me ajudaria da forma que pudesse”, afirmou.

Ele elaborou o projeto com amigos e assim que a prefeita foi empossada ele pediu uma audiência. Rafael foi junto com mais cinco protetores de animais como ele. “Alguns dias depois ela me disse que faria e esse projeto foi 100% apoiado pela gestão. De lá para cá, após pandemia, o projeto conseguiu ser colocada em prática”.

Rafael informou que serão dez ações com 100 animais castrados em cada uma delas na vigência do contrato de doze meses. “Após acabar essa vigência, a prefeita disse que faria outro chamamento público para continuar a castração até o final da gestão dela. Teremos entre 2000 e 2500 animais castrados até lá. É maravilhoso! Ninguém nunca investiu tanto na situação dos animais de nossa cidade”.

A primeira ação acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto, mas a equipe já começou a trabalhar fazendo o cadastramento dos animais. “As pessoas dizem que 100 animais, 50 gatos e 50 cães, é uma quantidade pouco, mas não é. Por ação serão 100, mas ao longo de dez ações serão 1000. Não podemos castrar essa quantidade em dois dias e por isso é fracionado. Quando mirar, daqui a 12 meses teremos 1000 animais aqui em Santo Amaro”.

Outro questionamento é sobre cartão de vacinação antirrábica. Segundo Rafael, isso não é impedimento para a castração. Se o animal não tiver cartão de vacinação, pode ser castrado. “A nossa intenção é identificar o problema e fazer um agendamento para vacinação desse animal que estará sob nosso controle cadastrado pela Secretaria de Saúde. Não vamos impedir que o animal seja castrado porque não está vacinado”.

Sobre a caixa-transporte, foi colocado que não receberiam animais sem ela. “Mas 100% disse é para gatos para evitar que fujam no dia. É uma questão de segurança para o tutor e para nós para que algo positivo não se transforme em negativo com a fuga do gato”. Já o cão pode ir em coleira, principalmente se ele for um animal de grande porte.

O tutor sairá ainda da castração com um kit de medicamentos para o seu animal. Isso foi autorizado pela gestão municipal. No kit levará antibióticos, anti-inflamatório, remédio para dor, além de um colar elisabetano que é o colar que impede que o animal mexa na cirurgia e tenha algum problema”.

Quem não conseguir a cirurgia agora, Rafael pede paciência. Aos protetores de animais, o projeto chegará até eles, pois está nos planos da coordenação do projeto. “Nosso projeto não mira política. Queremos o bem estar do animal. Quem cuida dos animais de verdade, ajudaremos da melhor forma”.

A cidade tem uma incidência grande de animais abandonados nas ruas. Existe ainda a intenção de mais para frente castrar esses animais. “Existe um projeto para Zoonoses em nosso município. Hoje não temos. Precisamos de uma forma de tirar esses animais das ruas e castrar por conta do pós-operatório. Mas caso alguém se disponibilize de cuidar durante o período do pós desses animais de rua, nos procure. Até então só faremos isso com os animais que tem tutores. Lá na frente melhoremos e aperfeiçoaremos isso com certeza”.

Com informações do repórter Gilliard José

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.