Terça, 16 de Agosto de 2022 20:21
75 9 9702 9169
Política Visita

Bolsonaro cancela reunião com presidente de Portugal ao saber de encontro com Lula

"Não é possível o almoço? Ninguém morre", disse Rebelo, que minimizou o ocorrido e lembrou que a agenda não constava no primeiro programa da viagem ao Brasil

02/07/2022 09h28
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Marcos Corrêa / PR
Foto: Marcos Corrêa / PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou uma reunião com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, marcada para a segunda-feira (4), ao saber que o líder europeu se encontraria com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (3).

Segundo apuração de Lauro Jardim, no jornal O Globo, Bolsonaro ficou “irado” e determinou que o Itamaraty suspendesse o almoço que ocorreria no Palácio do Planalto.

Em conversa com a imprensa portuguesa, Rebelo minimizou o ocorrido. “O presidente da República Federativa do Brasil teve a gentileza, sabendo desta viagem, de insistir muito para me convidar para ir a Brasília. Quem convida pra almoçar é que decide se quer almoçar ou não, em que termos quer almoçar ou não e se faz questão de manter o almoço. Quem convida é que tem a palavra de manter o convite ou não manter o convite, ou desconvidar”, disse ele..

“Nós em Portugal temos uma frase, que ninguém deve fazer-se convidado nem para boda, nem para batizado”, acrescentou, afirmando que o incidente não macula a relação entre Brasil e Portugal, por, segundo ele, se dar entre povos e não entre governos. “É possível o almoço? Muito bem. Não é possível o almoço? Ninguém morre”, pontuou.

“Aqui, propriamente o almoço. Haver almoço ou não haver almoço, é uma questão passada, não constava sequer no primeiro programa da visita”, lembrou Marcelo Rebelo, que além de Lula, também tem agenda com o ex-presidente Michel Temer (MDB) durante a visita ao Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.