Domingo, 03 de Julho de 2022 17:14
75 9 9842 0146
Política Câmara de Feira

Eremita Mota é eleita a primeira presidente mulher da Câmara de Feira de Santana

Votação aconteceu na manhã desta terça-feira (14).

14/06/2022 11h33 Atualizada há 3 semanas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Vereadora Eremita Mora (PSDB)
Vereadora Eremita Mora (PSDB)

A vereadora Eremita Mora (PSDB) foi eleita a primeira presidente mulher da Câmara Municipal de Feira de Santana. A votação aconteceu na manhã desta terça-feira (14), no plenário da Casa e ela foi eleita por unanimidade dos vereadores. Ela ficará à frente da presidência no último biênio da atual legislatura. A vereadora assume o cargo no dia 2 de janeiro, às 8h30.

Eremita disse que está feliz e que pretende fazer um trabalho harmonioso porque é uma mulher simples e com os pés no chão. "Vou aprender muito ainda sobre tudo que acontece na Presidência da Casa e posteriormente darei mais explicações a respeito do nosso projeto". 

A nova presidente mostrou afinidade com o atual presidente Fernando Torres, que continua como vice-presidente. "A Casa é a caixa de ressonância da sociedade e aqui deve ter em primeiro lugar coisas que sejam democráticas e em prol da população de Feira de Santana".

Sobre o relacionamento com o Executivo, Eremita disse que é preciso haver diálogo. "Quando uma pessoa conversa sozinha, o diálogo não avança. Se houvesse diálogo desde o início dessa Legislatura, não teria acontecido tantas coisas como aconteceu e pode continuar acontecendo se não houver respeito entre os poderes. É preciso que o relacionamento aconteça de maneira amistosa, com tranquilidade e muito carinho".

Em relação ao impedimento do prefeito, a vereadora disse que já há pedidos, mas não sabe do futuro. 

Governista 

O vereador Pedro Américo (UB) afirmou que os vereadores sempre falaram que a Casa deveria ser diversa. Houve um consenso entre os vereadores no nome de Eremita e Pedro disse que deseja a ela tranquilidade, paciência e experiência que ela já tem ao longo dos seus mandatos. “Que ela faça uma boa gestão, que possamos fazer o Legislativo ser reconhecido pelo trabalho que exerce e evitar o máximo possível coisas que venham depreciar a imagem dessa Casa”, disse.

A chapa da vereadora foi a única a ser inscrita. Fazem parte dela a própria vereadora, como presidente, o vereador Fernando Torres (PSD) como o 1° vice-presidente, o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) como 2° vice-presidente, Ron do Povo (MDB) como 3° vice-presidente, Lú de Ronny (MDB) como a 1ª secretária, Pastor Valdemir Santos (PV) como 2ª secretário e o vereador Edvaldo Lima (MDB) como 3° secretário. Galeguinho SPA (PSB) será o novo corregedor.

Relacionamento com o Executivo

Pedro Américo, que saiu do cargo de secretário de Agricultura para votar para a recondução de Moura Pinho ao cargo de procurador e na eleição da Casa, disse que o prefeito Colbert Martins não interfere nos trabalhos da Casa. “Espero que com a nova presidente o relacionamento com o governo municipal melhore. Estou lutando por isso. A corda já está tensionada demais. Nenhum conflito é bom para a cidade e sabemos das dificuldades que Feira está passando. Temos vários projetos para ser votado”.

A eleição foi antecipada de setembro para hoje, explica o vereador, porque neste mês o país estará passando por um processo eleitoral conturbado e não fazia sentido a Câmara estar contagiada com a escolha da nova Mesa Diretiva. “Votei favorável pela antecipação da eleição e hoje votei favorável a Eremita como presidente da Casa por entender que precisamos fazer um gesto de consenso para que a gestão melhore”.

Volta para a Secretaria de Agricultura

Pedro voltou a Casa na tentativa de dialogar com os vereadores nas votações importantes que aconteceram na última semana na Casa. Ele disse que sentará com o prefeito até amanhã para ver quando retornará à Secretaria de Agricultura e dar retorno aos trabalhos que estão sendo realizados no órgão.

“Temos muitas expectativas. O meu interesse é que a gente possa dar continuidade a esse trabalho e dialogar bem com a comunidade rural de Feira de Santana”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.