Terça, 30 de Dezembro de 2025 07:24
75 98160-8722
Política ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipespe: Lula tem 44%; Bolsonaro, 32%; Ciro, 8%; Doria, 4%; Tebet e Janones, 2%

Levantamento sobre a eleição presidencial ouviu por telefone 1.000 eleitores e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos

20/05/2022 16h40
Por: Reginaldo Junior Fonte: CNN Brasil
Foto: Divulgação Lula/Ricardo Stuckert - Divulgação/PDT - Isac Nóbrega/PR
Foto: Divulgação Lula/Ricardo Stuckert - Divulgação/PDT - Isac Nóbrega/PR

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (20) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 32%. As eleições estão marcadas para 2 de outubro. 

Lula e Bolsonaro mantiveram a mesma pontuação em relação à pesquisa anterior do instituto, divulgada em 13 de maio. 

A seguir aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%. O tucano oscilou um ponto para mais, dentro da margem de erro, de 3,2 pontos. 

O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) registraram 2%. 

Luciano Bivar (União Brasil) não foi incluído no resultado final da pesquisa. Ele estava no questionário aplicado, mas não foi citado por nenhum respondente. Nos dois últimos levantamentos do Ipespe, ele não pontuou.

Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 6%. Indecisos representam 2% dos entrevistados.

Foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone entre 16 e 18 de maio. A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08011/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Confira os números abaixo.

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para presidente:

  • Lula – 44%
  • Bolsonaro – 32%
  • Ciro Gomes – 8%
  • Doria – 4%
  • Janones – 2%
  • Tebet – 2%
  • Felipe d’Avila – 0%
  • Vera – 0%
  • Eymael – 0%
  • Luciano Bivar – *
  • Branco/Nulo – 6%
  • Indecisos – 2%

* Estava na lista, mas não foi citado por nenhum respondente.

Segundo turno

Intenção de voto estimulada para presidente:

Cenário 1

  • Lula – 53%
  • Bolsonaro – 34%
  • Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 13%

Cenário 2

  • Lula – 53%
  • Ciro Gomes – 25%
  • Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 22%

Cenário 3

  • Lula – 54%
  • Doria – 20%
  • Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 26%

Cenário 4

  • Ciro Gomes – 44%
  • Bolsonaro – 40%
  • Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 16%

Cenário 5

  • Bolsonaro – 40%
  • Doria – 38%
  • Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 22%
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.