A pesquisa Genial/Quaest realizada com eleitores da Bahia e divulgada ña terça-feira, 17, mostra que o nível de desempenho dos candidatos à disputa ao governo estadual está fortemente atrelado ao apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PT.
No levantamento Lula se mostra como importante puxador de votos. O pré-candidato ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) atinge a marca de 34% de intenção de votos quando seu nome é colocado juntamente com o de Lula – apenas 13 pontos percentuais de alcançar ACM Neto (União Brasil), primeiro colocado na pesquisa. Neto, que se apresenta como candidato independente, marca 47% de intenção de votos, enquanto João Roma (PL), ligado a Jair Bolsonaro, atinge 10%. Outros 10% estão indecisos.
Mudança de voto
A pesquisa aponta que 53% das pessoas ouvidas preferem que a eleição seja vencida por um candidato mais ligado ao ex-presidente Lula, 14% mais ligado a Bolsonaro, 29% nem ligado a Bolsonaro e nem ligado a Lula e outros 5% optaram por voto branco ou nulo.
Outro dado é que 46% dos baianos se mostram dispostos a mudar de voto se Lula apoiar um candidato, 31% mudariam a partir de um apoio do governador Rui Costa e 26% de um apoio de Jaques Wagner. Apenas 15% consideram mudar de voto se o candidato contar com o presidente Jair Bolsonaro como cabo eleitoral.
Na pesquisa espontânea, 74% dos entrevistados se declararam indecisos, outros 13% pretendem votar em ACM Neto, 3% em Jerônimo Rodrigues, 3% em João Roma, 5% em outros candidatos, 3% branco ou nulo e 3% não pretende votar.
A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 13 e 16 de maio e coletou 1.140 respostas. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi protocolado na Justiça Eleitoral no dia 12 de maio, sob o número BA-03239/2022 e BR-02283/2022.
Na corrida pelo Senado Federal, Otto Alencar ficou em primeiro lugar nas intenções de voto, com 34%, seguido de Marcelo Nilo (9%), Cacá Leão (8%), Raíssa Soares (6%) e Tâmara Azevedo (6%). Os baianos parecem pouco animados com essa disputa, já que 28% anunciam a intenção de votar em branco, anular ou não comparecer às urnas e 11% se dizem indecisos.
Presidência
Em relação à disputa presidencial, o ex-presidente Lula teria 63% das intenções de voto se a eleição fosse nesta quarta, contra 17% de Jair Bolsonaro. Em simulação de segundo turno, Lula alcançaria 69%, contra 20% do atual presidente. Para 76% dos baianos, Bolsonaro não merece ser reeleito. Já 21% gostariam de assegurar um segundo mandato a ele.
Sobre a avaliação do governo federal, 59% consideram negativa; 22%, regular; e 16%, positiva. A pesquisa Genial/Quaest também avaliou o governo da Bahia: 46% dos entrevistados consideram positiva a gestão Rui Costa, contra apenas 18% que acham negativa.
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



