Publicada nesta sexta-feira (29), a pesquisa PoderData apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando o cenário eleitoral, com 41% das intenções de voto para o 1º turno das eleições de 2022.
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), ocupa o 2º lugar do ranking, com 36% das intenções de voto. A diferença entre os candidatos, de 5 pontos percentuais, é a mesma registrada na rodada de 15 dias antes.
Na sequência, está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%. Está tecnicamente empatado com João Doria (PSDB), que tem 4%, e André Janones (Avante), com 3%.
Outros candidatos, como Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) não foram mencionados o suficiente para chegar a 1%. Brancos e nulos são 4%, enquanto 3% não souberam responder.
Segundo turno
De acordo com a pesquisa PoderData, num possível 2º turno eleitoral, a distância entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) continua em 9 pontos percentuais.
Num cenário de confronto direto, o petista tem 48% das intenções de voto, contra 39% do atual chefe do Executivo.
A vantagem de Lula sobre Bolsonaro tem sofrido uma queda nos últimos meses: há 30 dias, na pesquisa de 27 a 29 de março, foi registrada uma diferença percentual de 12 pontos entre os dois candidatos.
Ainda mais antigamente, na pesquisa realizada entre agosto e setembro do ano passado, o pré-candidato do PT já chegou a abrir 25 pontos de vantagem sobre Bolsonaro.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa do PoderData foi realizada pela empresa do grupo Poder360 Jornalismo. A coleta de dados aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos.
Foram 3.000 entrevistas em 283 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Registro no TSE: BR-07167/2022
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



