Na manhã desta segunda-feira (27), as cidades de Cachoeira, São Félix e Maragojipe, através dos seus administradores, resolveram dar um passo que consideram como importante e que consolida a união de todos. Diante das fortes chuvas que atingiram a Bahia nos últimos dias e das previsões que dão conta da extensão por pelo menos mais dez dias deste fenômeno chuvoso, foi criado o Comitê de Operações Emergenciais do Recôncavo.
O Comitê tem como objetivo principal acompanhar os danos e prejuízos que estão sendo causados aos pescadores, marisqueiros e marisqueiras, pequenos agricultores das comunidades ribeirinhas e das comunidades quilombolas dos todos os três municípios.
A ideia partiu da Prefeitura Municipal da Cachoeira. Hoje houve uma reunião com os três prefeitos, Eliana Gonzaga (Cachoeira), Alex Aleluia (São Félix) e Valnício Armede (Maragogipe) e os seus Departamentos Jurídicos para elaboração da documentação necessária para que sejam garantidos todos os pleitos referentes a eventuais reparações dos danos. A reunião aconteceu na Prefeitura de São Félix.
O Comitê buscará diálogo imediato com a Votorantim, responsável pelas operações que envolvem a Barragem de Pedra do Cavalo, e com a Resex (Reserva Marinha Extrativista) da Bacia do Iguape, que é gerida pelo IcmBio.
As Prefeituras afirmam que recebem informações diárias da situação da vazão de água na Barragem de Pedra do Cavalo, que mostram que até o presente momento a situação está sob controle, no tocante a controle de cheias e inundações, por parte da Votorantim, que administra o fluxo.
Mais passos serão dados e as informações serão dadas conjuntamente pelos três municípios. Todas as ações que forem executadas em busca do bem estar social, garantem as Prefeituras.
Altas temperaturas Cidade baiana registra 38,2 °C e aparece entre as mais quentes do Brasil
Aposta Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



