Quinta, 13 de Novembro de 2025 19:02
75 98160-8722
Bahia Chuvas na Bahia

Cidades do extremo sul da Bahia registram retorno do temporal de chuvas

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê grande probabilidade de chuva também em outros municípios na região sul do estado.

20/12/2021 15h42
Por: Karoliny Dias Fonte: G1 Bahia
BA-284. Foto: Reprodução / Rede Bahia
BA-284. Foto: Reprodução / Rede Bahia

Uma das cidades baianas que registrou maiores danos causados pela chuva desde o final de novembro, Itamaraju tem previsão de mais temporal durante esta semana. Nesta segunda-feira (20), a cidade foi atingida mais uma vez por um temporal e uma rodovia precisou ser interditada.

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê grande probabilidade de chuva também em outros municípios na região sul do estado.

Entre chuvas isoladas e temporal com trovoada, os moradores de Itamaraju devem viver mais dias de precipitações. As temperaturas na cidade mínima de 19° C e máxima de 27° C até a próxima sexta.

Nesta segunda-feira, a BA-284, que liga Itamaraju a Jucuruçu, precisou ser interditada mais vez. O desvio que havia sido feito na lateral do ponto que foi destruído pela chuva que atingiu a região em 9 de dezembro também foi carregado pela força da água.

Por causa da interdição, quem precisa seguir entre as duas cidades precisa fazer uma rota pelas cidades de Vereda ou Guaratinga, aumentando a viagem em 200 km.

O temporal já estava previsto pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que previa chuva entre 30 mm e 60 mm durante a madrugada.

Segundo o Inmet, isso ocorre por causa do sistema de baixa pressão, que está canalizando a umidade da região amazônica para o estado. Há um sistema sobre o continente e outro sobre o oceano, ambos passando rapidamente no sul do Brasil e estão estacionados no sul da Bahia.

O Inmet emitiu alerta laranja para a cidade de Eunápolis, também no sul do estado, que tem 100% de chance de chuva nesta segunda-feira. O alerta prevê chuva entre 30 mm e 60 mm. A partir de 25 mm já é considerada chuva de forte intensidade.

No domingo (19), um temporal deixou várias ruas alagadas, uma família desabrigada e causou o deslizamento de uma encosta no município. Eunápolis é uma das 63 cidades que estão em situação de emergência no estado.

O município registra temperatura mínima de 21°C, com máxima de 27° C e previsão de chuva com trovoada pelo menos até a véspera do feriado de Natal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.