Segunda, 08 de Setembro de 2025 03:11
75 9 9702 9169
COVID-19 Recomendações

Sesab atualiza recomendações para unidades de saúde durante a pandemia

Em nota técnica, órgão aponta recomendações sobre visitas, acompanhantes, cirurgias eletivas e campanha vacinal contra a Covid-19.

01/12/2021 10h32
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) atualizou a Nota Técnica que traz orientações sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados na vigência da pandemia pela Covid-19. O documento aponta recomendações sobre visitas, acompanhantes, cirurgias eletivas e campanha vacinal contra a Covid-19.

De acordo com a Nota Técnica, as unidades de saúde devem exigir comprovação de esquema vacinal completo, por meio de cartão de vacinação ou meio eletrônico, através do aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde – ou aplicativo próprio do município de residência, caso exista. O esquema vacinal completo deve estar de acordo com o Plano Nacional de Imunização, que recomenda a primeira, segunda e terceira dose, com intervalos entre a segunda e terceira dose de 150 dias.

A mesma regra de vacinação deve ser aplicada para os acompanhantes. Nas enfermarias ou quartos conjuntos estão permitidos acompanhantes apenas para pacientes que necessitem desse cuidado durante o período de internamento, conforme avaliação das equipes de cuidado multiprofissional. Pacientes com funcionalidade e autonomia preservadas não deverão ter acompanhantes, minimizando a circulação e a exposição de pessoas. Estão garantidos acompanhantes para os casos previstos em lei.

As unidades de saúde devem ainda manter campanhas educativas e fazer busca ativa de todo o seu corpo de profissionais, a fim de garantir 100% de cobertura vacinal completa dessas pessoas.

Para a realização de cirurgias eletivas, dentre outros pontos, deve ser observado se o paciente apresenta febre ou qualquer outro sintoma respiratório nos últimos 10 dias, assim como tenha tido contato próximo com pessoa diagnosticada com Covid-19 nos 14 dias que antecederem o procedimento. Em casos como estes, o procedimento deve ser suspenso, salvo em caso de emergência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.