As escolas de todas as redes pública irão realizar, de 8 de novembro a 10 de dezembro, a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Um dos pontos que são levados em consideração para este indicador é a participação de, no mínimo, 80% dos estudantes de cada escola.
O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Rainer Guimarães, falou sobre a importância do envolvimento de todos os atores da Educação para garantir a participação dos estudantes nas avaliações. “Independentemente dos esforços empreendidos pelos gestores educacionais, o IDEB sempre é considerado como a grande vitrine para avaliar a educação. E é determinante a união de esforços do Estado e dos municípios, no regime de colaboração, para garantir a participação dos estudantes, de modo que o indicador de cada escola contribua para a somatória e o resultado final do IDEB”.
Neste sentido, no que se refere à rede estadual de ensino, o superintendente destacou a mobilização que está sendo feita nas escolas e a sensibilização junto aos estudantes e as famílias. “Fizemos uma avaliação diagnóstica na rede no início do ensino híbrido e, a partir dos resultados, as escolas têm trabalhado em torno das aprendizagens que precisam de maior atenção. Mas é fundamental que, efetivamente, todos participem e façam as provas. A Secretaria vai dar todo o suporte necessário, inclusive no sentido de buscar garantir transporte, em parceria com os municípios, para os que moram em áreas distantes”, afirmou.
Orientações
A SEC também disponibilizou, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), orientações para a preparação dos estudantes, dos professores e das equipes gestora e pedagógica para a realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As orientações são, por exemplo, sobre material necessário para o dia da aplicação, tempo da prova e preenchimento correto do cartão-resposta.
Agendamento
Entre 25 de outubro e 5 de novembro, o INEP realizará o agendamento da aplicação dos testes cognitivos e questionários em papel para professores e alunos das escolas participantes. O contato será feito pela Fundação Cesgranrio, empresa especializada, contratada pelo INEP, para a aplicação do SAEB.
Intoxicação Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
Chuva de granizo Chuva de granizo surpreende moradores de cidade baiana
Altas temperaturas Cidade baiana registra 38,2 °C e aparece entre as mais quentes do Brasil
Aposta Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



