Uma autoridade do partido governista do Japão disse nesta quinta-feira que cancelar a Olimpíada de Tóquio deste ano continua sendo uma opção se a crise do coronavírus se agravar demais, lançando uma polêmica e criando um alvoroço nas redes sociais.
"Se não parecer mais possível (sediar a Olimpíada), temos que interrompê-la, decisivamente", disse Toshihiro Nikai, secretário-geral do Partido Liberal Democrata, em comentários à emissora TBS. Segundo ele, o cancelamento é uma opção, "é claro", disse, acrescentando: "Se a Olimpíada for disseminar infecções, então para que serve a Olimpíada?"
O Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio reagiu com um comunicado em que disse que todos os envolvidos nos preparativos dos Jogos continuam totalmente empenhados em realizá-los no verão local.
Como o Japão está às voltas com uma quarta onda de infecções pelo novo coronavírus, as dúvidas sobre a capacidade de Tóquio de sediar os Jogos de Verão voltaram à tona nas últimas semanas. O Japão está enfrentando um aumento de infecções de covid-19. Em Tóquio, os casos novos saltaram para 729 nesta quinta-feira, a maior cifra desde o início de fevereiro.
Mas autoridades do governo e da organização vêm repetindo que os Jogos acontecerão, e o fato de que um peso-pesado do partido governista tenha feito o comentário bastou para que este ganhasse destaque no noticiário doméstico. "Olimpíada Cancelada" era um dos assuntos mais comentados no Twitter japonês, acumulando quase 50 mil tuítes até a tarde local desta quinta-feira.
Mais tarde, Nikai emitiu um comunicado por escrito para explicar sua posição. "Quero que a Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio tenham sucesso. Ao mesmo tempo, quanto à questão de realizarmos [os Jogos] aconteça o que acontecer, não é este o caso. Foi isso que eu quis dizer com meus comentários", afirmou.
Convocação Luciano Juba é convocado para a Seleção Brasileira;
sonho na Fonte Nova Estudantes da rede municipal de Antônio Cardoso vivem sonho na Fonte Nova
Fluminense Fluminense de Feira anuncia Rodrigo Fonseca como técnico para comandar equipe na busca pelo acesso em 2026
Torcida única Ba-Vi terá torcida única e operação especial com mais de 300 policiais
técnico de seleções Ancelotti é o técnico de seleções mais bem pago do mundo
Acidente de moto Promessa da ginástica brasileira morre em acidente de moto aos 20 anos 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsas



