Terça, 11 de Maio de 2021 14:54
75 9 9842 0146
Saúde Influenza

Público alvo da campanha de vacinação contra a gripe deve ficar atento para as precauções

A campanha começa nesta segunda-feira, 12

12/04/2021 08h31
18
Por: Gabriel Dallas Fonte: PMFS
Público alvo da campanha de vacinação contra a gripe deve ficar atento para as precauções

Aqueles que fazem parte do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe devem ficar atentos para as precauções. A recomendação é que devem priorizar a vacinação contra a Covid-19 e aguardar 15 dias para ser vacinado contra a gripe. E quem for vacinado contra a gripe, deve também aguardar o mesmo intervalo para receber a vacina da Covid. 

Quanto aos que apresentaram sintomas da Covid, ou que tiveram diagnóstico para a doença, devem aguardar 30 dias para serem vacinados contra a gripe. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração. 

Nesta campanha as Unidades de Saúde da Família irão vacinar a população exclusivamente contra a gripe. Já as Unidades Básicas de Saúde estarão empenhadas apenas na vacinação contra a Covid-19.

Nos distritos terão dias específicos para a vacinação contra a gripe e contra a Covid, dessa forma: segunda, quarta e sexta a aplicação será exclusiva contra a gripe. Terça e quinta vacinação contra a Covid-19. 

Fazem parte do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe — que segue entre os dias 12 de abril a 09 de julho — crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres em período pós parto, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. 

Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada. Idosos com 60 anos ou mais e os professores fazem parte da segunda etapa. E por fim, os demais grupos prioritários (confira o calendário de vacinação abaixo). 

A imunização contra a gripe vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.