A 3º edição da “Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular” de Feira de Santana ocorrerá entre os dias 08 e 13 de março, sempre a partir das 19h, no canal oficial da Ong Favela É Isso Aí, no Youtube. Será uma semana de atividades culturais, com cerca de 40 apresentações online de projetos contemplados no Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local de Feira de Santana, em 2020.
Música, dança, teatro e exibição de documentários são algumas das atividades que fazem parte da programação. Tonho Dionorina, Quixabeira da Matinha, Circo Charmosinho e o Grupo Africania são alguns dos artistas que foram contemplados pelo Prêmio e estarão na Mostra, ao lado de muitos artistas e agentes culturais atuantes em Feira de Santana. Acompanhe a programação completa nas redes sociais no Instagram ou no Facebook do projeto @premioculturafsa.
A Mostra deste ano ganhou um novo formado em função da pandemia do Coronavírus, passando a ser apresentada virtualmente e amplia a sua visibilidade através do YouTube e site do projeto, dando oportunidade a pessoas do mundo inteiro conhecerem um pouco da produção cultural de Feira de Santana.
“O isolamento social nos levou a pensar novos formatos para o registro e difusão do patrimônio imaterial e da diversidade cultural de Feira de Santana. Assim, se a Mostra perdeu pela ausência dos eventos presenciais, por outro lado os artistas ganharam em visibilidade e divulgação de seus trabalhos para além das fronteiras da cidade e mesmo do Estado & dquo, destacou César Maurício, um dos coordenadores do projeto.
"Com este projeto, mantemos a missão da nossa organização, que há 18 anos vem trabalhando para a valorização da cultura popular, dando apoio e visibilidade para artistas e grupos das comunidades, com menor acesso ao mercado cultural”, completou.
Em uma primeira etapa, os projetos premiados divulgaram o resultado de suas ações através do canal do YouTube do Favela é Isso Aí e/ou através do site www.favelaeissoai.com.br. Foram realizadas também publicações de livros, revistas ou catálogos virtuais. Até o início de fevereiro de 2021 haviam sido lançados 65 vídeos, seis livros digitais e dois sites sobre o patrimônio e a cultura feirense, tudo com os recursos do Prêmio.
A segunda etapa, que estava programada para acontecer de forma presencial, também acontecerá de modo virtual, em função das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Assim, será realizado um espetáculo coletivo, com todos os grupos premiados, com uma semana de atividades.
Para Tamylla Rosa, responsável pela comunicação da Belgo Bekaert Feira de Santana, a realização da Mostra no formado virtual trouxe novos desafios tanto para os artistas quanto para os produtores e agentes culturais. “A Belgo Bekaert, sensível a este momento de pandemia, cuidou de adaptar prontamente as atividades do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, que eram realizadas de forma presencial, para o formato online e assim abraçar artistas, agentes e produtores culturais feirenses”, explicitou Tamylla.
Ao todo, 46 projetos foram beneficiados com o edital de 2020, dos quais seis foram premiados de forma especial, na categoria pesquisa/publicação desse mesmo edital. Os demais projetos foram premiados na modalidade Bolsa Incentivo e formam a programação que conclui as ações finais do edital através da “Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular”.
A Mostra faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma que busca promover ações de pesquisa, registro e difusão do patrimônio imaterial em Feira de Santana, desde 2016, sendo realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura pela Ong Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal, Pátria Amada Brasil.
Realização
A Mostra da Diversidade Cultural - Imagens da Cultura Popular é realizada pela ONG Favela É Isso Aí e patrocinada pela Belgo Bekaert Arames, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. No ano de 2020, 46 iniciativas foram selecionadas pelo edital do Prêmio de Cultura e Desenvolvimento Local, parte do programa Belgo Forma e Transforma.
Filme Distrito da Matinha vira cenário de novo longa baiano que destaca resistência quilombola
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



