Sábado, 08 de Novembro de 2025 14:19
75 98160-8722
Geral China

China cancela compra de respiradores pela Bahia e carga fica retida nos EUA

China cancela compra de respiradores pela Bahia e carga fica retida nos EUA

03/04/2020 13h58
Por: bocadeforno

Os estados do Nordeste compraram uma carga de respiradores artificiais chineses. No entanto, as 600 unidades do equipamento estão retidas no aeroporto de Miami (EUA), onde faziam conexão aérea para serem enviadas ao Brasil. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o governo da Bahia, o contrato no valor de R$ 42 milhões foi cancelado pela empresa fornecedora sem maiores explicações, no início da semana. “Alegaram apenas razões técnicas”, afirmou o secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster.

Ainda de acordo com a Folha, a desconfiança é que os equipamentos se destinem agora ao combate da crise do coronavírus nos EUA, que teriam acertado pagar mais à empresa chinesa. “Estamos indo atrás de outro fornecedor”, disse Dauster. O valor não chegou a ser desembolsado pelo governo baiano.

Apesar do risco de haver novos cancelamentos, governadores seguem recorrendo à China, por falta de opção. Em entrevista coletiva no início da semana, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já havia sinalizado a dificuldade de comprar os equipamentos médicos de proteção por conta da demanda mundial pelos produtos.

Com informações do Istoé

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.