Responsável pela coordenação das campanhas para imunização dos rebanhos baianos, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), anunciou, nesta sexta-feira (27), que a segunda etapa anual da vacinação contra a febre aftosa não sofrerá ajuste no calendário. O prazo termina na segunda-feira (30).
A decisão ocorre após a análise minuciosa dos números, desde que a campanha foi iniciada, em 1º de novembro. “Até o dia 25, alcançamos a venda de mais de 3 milhões de doses, isto é, das 3,5 milhões de doses que estimamos vender, mais de 90% já foram comercializadas e estamos analisando as planilhas a cada 24 horas. Tudo vem sendo acompanhado em detalhes”, ressalta o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.
A primeira etapa anual da vacina na Bahia para animais de todas as idades superou a meta de 90% exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com 93,5% dos animais vacinados. Nesta segunda etapa, apenas bovinos e bubalinos de até 24 meses estão sendo vacinados.
Os produtores encontram as doses nas revendas distribuídas pelo estado. “É relevante destacarmos que a vacina nesta fase pode ser considerada ainda mais importante, pois, em muitos casos, é a primeira dose de imunização recebida pelos animais jovens, o que garante uma eficácia muito maior ao projeto de imunização e no planejamento da Defesa Agropecuária para que, em 2022, a Bahia se torne zona livre da aftosa sem vacinação”, acrescenta Maurício Bacelar.
A campanha, realizada simultaneamente em todas as regiões do país, será prorrogada em alguns estados, inclusive no Nordeste. Porém, com o alcance positivo registrado na Bahia, não foi necessária a ampliação do prazo, conforme explica o diretor-geral da Adab.
“Queremos agradecer o comprometimento dos produtores rurais com a imunização dos seus rebanhos. Sem essa parceria, não chegaríamos perto de nossa meta que é manter cada vez mais longe da Bahia a febre aftosa, o que certamente valoriza ainda mais nossos animais, a comercialização de produtos e subprodutos, especialmente durante as exportações”, afirma.
A vacina segue durante todo o fim de semana e até a próxima segunda-feira (30). Já a declaração continua valendo até 15 de dezembro. Até esta sexta (27), 40% do animais vacinados foram declarados, a grande maioria por meio do site da Adab. Os escritórios físicos da agência, sindicatos rurais e revendas de produtos agropecuários também estão aptos a realizar o procedimento, imprescindível para fechar os dados da Bahia e assegurar a adimplência dos produtores.
Fonte: Ascom/Adab
Morro Prefeitura de Morro do São Paulo impõe restrições a comércios em praia turística
Explosão Explosão destrói barracas de praia na orla de Madre de Deus
Intoxicação Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
Chuva de granizo Chuva de granizo surpreende moradores de cidade baiana
Altas temperaturas Cidade baiana registra 38,2 °C e aparece entre as mais quentes do Brasil
Aposta Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



