A Sala de Situação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu, nesta quinta-feira (23), um novo alerta meteorológico válido para as próximas 48 horas. O comunicado prorroga, até o próximo sábado (25), o estado de alerta para a continuidade das chuvas e instabilidades atmosféricas e amplia a área de abrangência no estado, que passa a incluir todo o Leste da Bahia, com destaque para as regiões Sul, Baixo Sul, Recôncavo, Litoral Norte, Região Metropolitana (RMS) e Salvador.
De acordo com o informe, a atuação de áreas de instabilidade mantém a persistência de muitas nuvens, chuvas frequentes e rajadas de vento, com acumulados expressivos já registrados nas últimas 24 horas. Em Salvador, os maiores volumes foram observados nos bairros de Ondina (125,0 mm), Federação (115,0 mm) e Brotas (96,6 mm).
O alerta destaca que os acumulados já observados — superiores a 100 mm em 24 horas na capital —, somados à previsão de continuidade das chuvas, aumentam a vulnerabilidade para alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas urbanas e regiões com solo saturado.
Situação do Rio Itapicuru
Além do alerta meteorológico, o Inema também está atento à situação no município de Queimadas, no Norte da Bahia, onde o nível do rio Itapicuru permanece em elevação e demanda atenção. Embora, até o momento, os rios monitorados pelo Inema não tenham atingido a cota necessária para emissão de alerta, as medições indicam que a situação no município e no rio se aproxima desse limite, com tendência de continuidade da subida nas próximas horas.
O cenário está associado, entre outros fatores, à continuidade das chuvas na região e ao aumento da vazão decorrente da descarga da barragem de Ponto Novo, o que contribui para o incremento do volume de água no leito do rio.
Diante desse contexto, o Inema segue realizando o acompanhamento intensificado, considerando a possibilidade de alterações rápidas no nível, especialmente em áreas ribeirinhas mais suscetíveis a alagamentos.
São João 2026 Arrastão da Fazenda Pilar celebra 35 anos de tradição e promete reunir público recorde em São Félix
Salvador-Itaparica Ponte Salvador-Itaparica tem início de obras autorizadas pelo governo Lula
São João Serrinha recebe Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2026
São João “Não buscamos cancelar festas, mas construir acordos”, diz promotor do MP sobre cachês no São João
Inauguração Lula irá à cidade baiana em julho para entrega de hospital regional
Política Valdemar projeta Neto ao lado do PL em 2026 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsas


