Em Feira de Santana, um espaço dedicado à preservação e valorização das culturas indígenas do Nordeste integra o acervo do Museu Casa do Sertão, na Universidade Estadual de Feira de Santana. O ANJUKA, Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste, reúne objetos de diferentes etnias e desenvolve ações voltadas à educação e difusão cultural.
Idealizado por estudantes do projeto de extensão Antropologia dos Povos Indígenas, o centro é mantido por bolsistas da universidade, contando com um acervo composto por peças doadas pelos próprios povos indígenas, com o objetivo de preservar memórias e ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural dessas populações.
Além da exposição, o espaço recebe estudantes, pesquisadores e visitas de escolas da rede municipal, com atividades que apresentam aspectos históricos e culturais dos povos indígenas do Nordeste. A iniciativa também contribui para ampliar o acesso à informação e reduzir visões distorcidas sobre essas populações.
De acordo com a coordenadora do centro, Patrícia Navarro, ainda há lacunas no conhecimento sobre os povos indígenas. “A gente tem uma grande defasagem de informações sobre os povos indígenas. Geralmente, são informações muito estereotipadas”, afirma.
Crônica da semana A Violência contra mulheres negras
Cachoeira Lira de 1870 ameaçada de fechar em Cachoeira
Maryzelia e Asa Filh Maryzelia e Asa Filho agitam o fim de semana com samba e cultura popular em Feira
Wagner Moura Wagner Moura entra na lista das 100 pessoas mais influentes da ‘Time’
Exposição no MAC Exposição no MAC reúne artistas autistas e amplia debate sobre inclusão em Feira
Crônica da semana Segredos do clitóris e sua importância na vida sexual da mulher 
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas


