A Prefeitura empossou de mais 57 cuidadores escolares que irão atuar na rede municipal de ensino, reforçando o compromisso com a educação inclusiva. A solenidade aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito José Ronaldo e do secretário de Educação, Pablo Roberto.
De acordo com o secretário, o município já havia convocado 500 cuidadores em um único ato no ano passado, considerado um marco histórico para a educação municipal. Agora, além dos 57 profissionais empossados, um novo decreto será publicado nos próximos dias convocando mais 34 cuidadores.

“É um compromisso do governo garantir que todas as unidades escolares e todas as salas que tenham crianças com necessidade de acompanhamento contem com a presença do cuidador. A legislação determina isso, nós temos sensibilidade e o prefeito assumiu esse compromisso. É motivo de muita alegria participar de um momento como esse”, destacou Pablo Roberto.
Os cuidadores atuarão diretamente em sala de aula, auxiliando os professores no acompanhamento de alunos com deficiência, como estudantes neurodivergentes, autistas ou com outras necessidades específicas. Segundo o secretário, esses profissionais têm papel fundamental no processo de inclusão e no desenvolvimento educacional dos alunos.
A capacitação dos cuidadores é realizada de forma continuada ao longo do ano. Os profissionais convocados assinaram contrato no último dia 15 e já participaram de atividades iniciais. Nos dias 28, 29 e 30, eles integrarão a Jornada Pedagógica, que marca a formação inicial para o início do ano letivo.
“Além da jornada pedagógica, o Centro de Inclusão e a divisão de Educação Especial vão garantir a formação permanente desses profissionais ao longo do ano”, explicou o secretário.

Entre os empossados está Elisângela de Jesus Sérgio Peração, que vai atuar como cuidadora de criança com deficiência. Emocionada, ela destacou a importância da oportunidade. “É muito importante para mim, porque eu estava desempregada e precisava muito. Estou muito grata por essa chance”, afirmou.
Elisângela foi selecionada por meio do processo REDA (Regime Especial de Direito Administrativo) e assinou contrato com duração de dois anos. Apesar de ter cursos na área de informática e agente de portaria, ela afirma que assume a nova função com entusiasmo. “Gosto muito de criança e vou exercer essa função com muito prazer”, disse.
Com a ampliação do número de cuidadores, a Prefeitura reafirma o compromisso de garantir que nenhuma sala de aula funcione sem o suporte necessário para alunos que demandam acompanhamento especializado.
Feira de Santana Prefeitura apresenta balanço da saúde municipal de Feira de Santana em 2025
Feira de Santana Eleições 2026: José Ronaldo defende fortalecimento de candidatos de Feira de Santana
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (21)
Investimentos Aeroportos de Feira de Santana e Conde vão receber investimentos federais para infraestrutura
Alerta Alerta de chuvas intensas em Feira de Santana prevê risco de alagamentos e quedas de energia
Feira de Santana Prefeitura cria Grupo Institucional para fortalecer ações do Minha Casa, Minha Vida 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas



