O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta quarta-feira (3) que o processo de renovação da CNH será automático para o chamado “bom condutor”.
A medida integra uma nova resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que também eliminou obrigatoriedade das aulas em autoescolas para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“O condutor que não sofrer pontos e mantiver uma conduta segura no trânsito vai ter facilidade para renovar, em alguns casos inclusive com renovação automática da carteira”, afirmou Renan Filho ao jornal da CBN.
O ministro também destacou que está sendo estudada a possibilidade de permitir o uso de veículos automáticos nos exames de direção, medida que, segundo ele, pode reduzir custos e simplificar o processo.
Haverá um período de adaptação para que autoescolas e instrutores se ajustem à nova realidade. “As autoescolas e instrutores autônomos vão precisar ofertar o serviço no carro automático, ou o cidadão deverá possuir um”, explicou.
Renan Filho disse ainda estar pronto para defender as mudanças no Congresso e na Justiça. “Há uma ampla maioria que apoia o projeto. As pessoas sabem que a habilitação no Brasil ficou cara, burocrática e difícil de tirar”, concluiu.
Sacrificada Leoa que matou jovem de 19 anos após ter seu recinto invadido não será sacrificada, garante zoológico
Lotofácil Aposta de Salvador acerta 15 dezenas da Lotofácil e leva R$ 2,3 milhões em prêmio
salário mínimo Governo volta atrás e reduz projeção do salário mínimo de 2026
Mega-Sena Mega-Sena: prêmio de R$ 27 milhões será sorteado neste sábado (29)
plasma no Brasil SUS amplia capacidade de armazenamento de plasma no Brasil em 30%
COP 30 Benefícios da COP 30 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas



