A Filarmônica 25 de Março, fundada em 1868, celebra 157 anos com o lançamento do projeto Retreta, que estreia no dia 17 de dezembro, às 19h, no coreto da Praça da Matriz. Com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, a iniciativa resgata o formato das antigas apresentações musicais em praças públicas.
O repertório reunirá obras do vasto acervo da instituição, que reúne mais de 700 partituras de compositores que marcaram a música instrumental baiana, como Tertuliano Santos, Estevam Moura e Horácio Rios. “É uma oportunidade de mostrar ao público um patrimônio musical que a cidade não conhece mais”, destaca o maestro Antônio Neves.
A Sociedade Filarmônica 25 de Março preserva um acervo de partituras composto por músicas da tradição europeia e de obras concebidas por compositores feirenses. Gêneros da música instrumental como o dobrado, marcha, polaca, bolero, valsa, maxixe, prelúdio entre outros, fazem parte do acervo de partituras de diversas agremiações no estado, porém para a população local são desconhecidas. Por isso, é fundamental a realização de edição e revisão dessas obras para que possam voltar a ser interpretadas pelas bandas musicais participantes das apresentações.
A noite também contará com a abertura de uma exposição fotográfica com imagens antigas de Feira. A exposição “Notas de um Tempo Antigo: Imagens que Contam Histórias” também estará nas 10 apresentações previstas do projeto
O projeto Retreta é uma produção da Sociedade Filarmônica 25 de Março, com patrocínio da DPC Distribuidora, Bartofil, Rede Menor Preço e apoio institucional da Fundação Senhor dos Passos.
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF
Duplicação Prefeito Zé Ronaldo detalha obra de urbanização da Avenida Artêmia Pires 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nublado



