Terça, 11 de Novembro de 2025 10:11
75 98160-8722
Bahia Segurança Pública

Bahia supera Rio de Janeiro e lidera índices de violência policial; Governador reage

Segundo o Sinesp, a Bahia registrou 1,252 mortes em operações policiais.

11/11/2025 08h25
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Raquel Franco/Bahia.ba
Foto: Raquel Franco/Bahia.ba

O Sistema Nacional de Informações de Segurança (Sinesp), entidade ligada ao Ministério da Justiça e Segurança, revelou que a Bahia já teve 1,252 mortes causadas por operações policiais. O levantamento, apurado entre janeiro e setembro deste ano, apontam que o Estado baiano registrou mais que o dobro de mortes do que foi registrado no Rio de Janeiro. 

Segundo os dados, o Estado, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), lidera o ranking de mortes causadas por policiais, perdendo apenas para o Amapá, onde se mata 20,3 pessoas a cada 100 mil habitantes. Na Bahia, a média de mortes fica em torno dos 11,2 por 100 mil habitantes. 

É importante destacar que, o Amapá e a Bahia são, de acordo com o Anuário da Segurança Pública, os estados mais perigosos do Brasil.  

Ainda segundo o Sinesp, a Bahia também é liderança entre as mortes violentas, tendo registrado cerca de 4.255, ficando acima do Rio de Janeiro e de São Paulo, que registraram 3.201 e 2.589 mortes violentas respectivamente. Os casos mais comuns são de feminicídio, homicídio doloso e intervenção policial. 

Apesar dos números, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) afirma que registrou queda nos índices de violência “pelo terceiro ano consecutivo”. 

Jerônimo Rodrigues reage 

Em entrevista ao UOL, o governador da Bahia afirmou que o Estado precisa enfrentar os 200 anos de cultura policial. Segundo ele, essa mudança precisa começar já na formação e capacitação dos novos policiais. 

“São 18 anos de governo. Mas nós estamos enfrentando um modelo, uma cultura de polícia de 200 anos. Então, culturalmente, nós temos que modificar a forma de concurso, a capacidade que nós temos de modificar através da formação, e uma lei rigorosa e firme para quem sair de um padrão, de um conceito, da corregedoria da polícia”, disse o governador. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.