A manhã deste sábado (8) foi marcada por uma grande mobilização no bairro Cidade Nova. Agentes de combate às endemias saíram às ruas chamando a atenção dos moradores para a importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação fez parte do dia “D” de mobilização nacional contra a dengue.
Durante o percurso, os agentes distribuíram panfletos educativos e, de forma lúdica, apresentaram personagens caracterizados como o mosquito. A iniciativa teve como objetivo reforçar que o combate ao vetor começa dentro das residências, com a colaboração de cada morador na eliminação de recipientes que possam acumular água.
O grupo do InovaFeira também participou da ação, realizando visitas a pontos estratégicos para instalação de armadilhas inteligentes — tecnologia utilizada para monitorar e controlar a presença do mosquito.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a mobilização contou ainda com o serviço de Bota Fora, permitindo que a população descartasse materiais inservíveis, como colchões, sofás, eletrodomésticos quebrados e geladeiras velhas. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, acompanharam as atividades.
“Essa é uma luta que precisa do envolvimento de todos. A Prefeitura tem feito sua parte com ações contínuas de limpeza, monitoramento e orientação, mas é fundamental que cada cidadão colabore, cuidando de seu quintal e evitando o acúmulo de água parada. Só assim vamos reduzir os índices de infestação e proteger a saúde da população”, destacou o secretário Rodrigo Matos.
A Cidade Nova está entre as áreas do município com Índice de Infestação Predial superior a 1%, o que, segundo o Ministério da Saúde, representa risco médio para proliferação do Aedes aegypti.
O Dia “D” de mobilização também foi oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação. O Vacimóvel da Secretaria de Saúde esteve estacionado em frente ao CSU, oferecendo vacinas de rotina e orientações à população.
Também presentes o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, e a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesab (Secretaria Estadual de Saúde), Rívia Barros.
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (10)
Carros Antigos Paixão sobre rodas marca o 13º Encontro de Carros Antigos de Feira de Santana
Seminário Feira de Santana recebe segundo Seminário Macroterritorial do PDI Bahia 2050
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (7)
Feira de Santana Semmam realiza reunião com locutores para reforçar combate à poluição sonora no centro comercial 
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva



