O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 tem seu primeiro dia de provas realizado neste domingo (9), e o tema da redação já se destaca como um dos principais debates do país: "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
O assunto, que reflete uma importante discussão social, cultural e política sobre a mudança demográfica do Brasil, foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em uma rede social.
Prova e formato
Os mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos no exame enfrentaram, além da proposta de redação, questões de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas. As provas tiveram início às 13h30 e o tempo máximo de realização era até as 19h (horário de Brasília).
A redação do Enem exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Os participantes devem:
– Defender um ponto de vista sobre o tema;
– Utilizar argumentos consistentes, fatos e opiniões;
– Elaborar uma proposta de intervenção social (solução) para o problema apresentado, que deve respeitar os direitos humanos.
A escolha do tema segue a tendência dos últimos anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em focar em grupos sociais e problemas historicamente marginalizados, como a invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher (2023) e a valorização da herança africana (2024).
Correção
A correção da redação é um processo rigoroso feito por dois corretores independentes, que atribuem notas de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas. A nota final máxima é de mil pontos.
As cinco competências são:
1 – Domínio da norma culta escrita;
2 – Compreensão e desenvolvimento do tema;
3 – Organização e defesa de argumentos;
4 – Coerência e coesão na argumentação;
5 – Elaboração de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Para garantir a seriedade e a qualidade do texto, o Inep reforçou a orientação para que os candidatos evitem os chamados "repertórios de bolso" – citações genéricas ou frases prontas que comprometem a autenticidade da argumentação.
O texto pode receber nota zero em casos como fuga total ao tema, textos insuficientes (até sete linhas), ou desrespeito aos direitos humanos na Proposta de Intervenção.
O segundo e último dia do Enem 2025 está agendado para o próximo domingo, 16 de novembro, com as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Crise Correios querem levantar R$ 8 bi extras até junho para evitar nova crise em plena eleição
Bloqueio INSS bloqueia repasses ao Master por problemas no consignado
Nova cela Nova cela para Bolsonaro tem cozinha, lavanderia e espaço para esteira, diz Moraes em decisão
Transferência Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
Pauta importante Lula quer usar aproximação com Motta para impulsionar escala 6x1 como bandeira eleitoral
Da Bahia Wellington César toma posse como ministro da Justiça e Segurança Pública 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuva



