A Micareta de Feira de Santana já tem a data definida para a edição de 2026. Ao completar 85 anos no próximo ano, o primeiro e maior Carnaval fora de época do país será reinventado e totalmente revigorado, com a programação definida para o período de 19 a 22 de novembro, abrindo assim a temporada das comemorações no Verão da Bahia.
A data foi definida em consenso durante reunião do prefeito José Ronaldo de Carvalho com representantes de entidades do comércio, de diversos segmentos ligados a promoção do evento festivo e de secretarias municipais que participam da organização da festa momesca. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito no Paço Municipal Maria Quitéria, no final da tarde e início da noite desta terça-feira (07).
A mudança do período de realização da Micareta do primeiro para o segundo semestre foi um desafio encarado pela Prefeitura visando revitalizar a festa e reposicioná-la dentre os principais eventos festivos do gênero no país. Para definição da data, o Governo Municipal consultou e discutiu com os participantes da reunião as opções no mês de novembro, prevalecendo a data no período entre 19 a 22.
O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância de mudança da data tradicional, no mês de abril, para novembro. “A mudança está sendo definida em comum acordo, principalmente ouvindo o setor econômico da cidade e representantes de bandas. Precisamos ter mais tempo para organizar a festa e captar patrocinadores”, ressaltou.
O presidente da CDL Jovem, Luiz Mercês Júnior, apoiou a mudança da data da Micareta para novembro, mesmo diante da preocupação com a proximidade com a realização do Black Friday, que ocorre no final do mesmo mês. Entretanto, admitiu que em abril a festa já estava desgastada.
A mesma opinião e apoio é de Sandro Nativo, presidente da Associação dos Feirantes do Feiraguai. Ele destacou a imagem positiva que a festa vai proporcionar em novembro em função de preparar a cidade para o clima natalino já que a cidade deve voltar a promover o Natal Encantado.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista, Marcos Silva, reconheceu a coragem e desafio encarado pelo prefeito José Ronaldo ao tomar a iniciativa de mexer com uma tradição, mudando a data da Micareta. E reforçou que foi uma medida acertiva.
Logo após a definição da data, o Nilson Santana, da Ativa Comunicação, apresentou um anteprojeto propondo a adoção de algumas medidas e estratégias para revitalizar e reposicionar a Micareta de Feira de Santana 2026 como a maior e melhor do gênero no país, voltando a atrair turistas.
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga
Cultura Poeta cachoeirano Guiba Melo lança videoclipe gravado em Paris e apresenta o samba “O brasiliano e o desacordo linguístico” 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



